beleza   / Garanta um sorriso branquinho

Além do café, refrigerantes e chás também podem manchar os dentes; Veja como evitar esse problema

Saiba como manter seu sorriso branquinho, lindo e sem as manchas indesejáveis

VIVA SAÚDE Publicado sexta 9 outubro, 2020

Saiba como manter seu sorriso branquinho, lindo e sem as manchas indesejáveis
Garanta um sorriso branquinho! Refrigerantes e chás podem manchar os dentes; Veja como evitar esse problema - Freepik

Se você já tomou açaí ou vinho tinto deve ter reparado na hora como seu sorriso ficou roxinho e a boca manchada, né? 

O problema é que com o costume de comer alguns alimentos sempre - sem os cuidados certos - seus dentes tendem a escurecer, o que afeta diretamente sua autoestima e, consequentemente sua vida social.

Por isso, decidimos compartilhar as comidas e bebidas mais perigosas para a coloração dos dentes, assim como os cuidados necessários se você decidir consumí-los. 

Para começar, a acidez é um grande aliado das manchas. Sabe o refrigerante que acompanha sua pizza no fim de semana? Ele pode ser um vilão para seu sorriso, assim como as frutas cítricas. O excesso de alimentos muito ácidos aumenta as chances do dente sofrer com a ação dos pigmentos, pois o esmalte é atacado, perdendo minerais que são importantes para o bom funcionamento de toda a boca.

 

 +++ VEJA TAMBÉM: O sorriso tem poder! Pesquisa australiana comprova que o simples ato de sorrir deixa a mente mais positiva; Entenda
+++ VEJA TAMBÉM: Tchau, bruxismo! Saiba 5 formas de aliviar o problema mesmo durante a pandemia do coronavírus 

 

Além disso, o chá e o café possuem substâncias chamadas taninos (também presentes no vinho tinto), que provocam o escurecimento dos dentes. Alguns especialistas sugerem acrescentar um pouco de leite ao líquido para ajudar a neutralizar os prejuízos trazidos por essa substância. 

Frutas de tons vermelhos e roxos também geram manchas especialmente por serem fortemente pigmentadas. Além disso, são cheias de frutose (o açúcar das frutas), que abre caminho para bactérias se instalarem nos dentes e causarem danos e descoloração.

Quero comer esses alimentos. E agora?

É mais simples do que parece! Para reduzir o péssimo efeito que esses alimentos causam aos dentes, faça um bom bochecho apenas com água imediatamente após comer. Evite escovar os dentes nesse momento.

Isso porque, a ação mecânica da escovação logo depois de consumir substâncias ácidas favorece a remoção de mineral da superfície dental. O ideal é esperar pelo menos uma hora para limpar os dentes.

Caso a comida não seja ácida, faça a higienização bucal logo em seguida de terminar a refeição.

Último acesso: 24 Oct 2020 - 03:02:41 (523).