beleza   / Em tempos de Covid-19

Cuidados com a pele do rosto ao usar máscara de proteção: Evitar o uso de maquiagem é uma dica valiosa! Veja mais

Quem tem pele muito seca, alergia ou sensibilidade, deve manter a hidratação sempre durante essa fase

VIVA SAÚDE Publicado terça 13 outubro, 2020

Quem tem pele muito seca, alergia ou sensibilidade, deve manter a hidratação sempre durante essa fase
Cuidados com a pele do rosto ao usar máscara de proteção - Freepik

Nos últimos meses, o uso da máscara facial como uma das formas de prevenção ao contágio e para evitar a proliferação do novo coronavírus tornou-se obrigatório para todos. 

Essa medida de segurança, no entanto, exige cuidados com a pele do rosto, principalmente de quem tem o hábito de usar maquiagem. 

Como prova, nas redes sociais é possível encontrar imagens de pessoas com a face marcada pelo uso frequente e prolongado do equipamento de segurança. São, geralmente, profissionais da área de saúde, mas, além deles, outros trabalhadores apresentam pequenos problemas, como irritações, e, mais comumente, incômodo nas orelhas, o que pode ser resolvido com o ajuste dos elásticos.

Em contextos mais simples, muitas pessoas têm notado o surgimento de acnes e espinhas pelo uso constante do equipamento de segurança.

Por esses motivos é preciso seguir alguns passos para a ter a cútis belíssima e saudável nesse contexto! Confira as dicas a seguir:

 

+++ VEJA TAMBÉM: Skin care para iniciantes: especialista explica tudo o que você precisa saber para começar a cuidar da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Hidratar, proteger e evitar produtos químicos são o segredo para sempre ter mãos e pés jovens; Veja mais

 

1. Evite produtos ou tratamentos que possam irritar a pele

O uso da máscara - ainda que por um curto período - pode resultar em uma pele mais sensível. Por isso, para não estimular irritações, é importante que se evite o uso de produtos e tratamentos agressivos para a pele, como esfoliantes, peelings químicos ou retinóides.

 

2. Escolha a máscara certa

Escolher qual máscara usar e qual tecido é o mais recomendado é tão importante quanto se proteger do coronavírus. Isso porque, ao mesmo tempo em que você pode estar se protegendo do vírus, você também pode estar causando problemas na sua pele.

Por isso, ao escolhê-la confira se ela é ajustável e confortável (principalmente na região do nariz, do queixo e nas laterais) e, se o tecido é respirável, natural e macio, como o algodão (especialmente na parte interna e para quem tem acne ou pele oleosa).

 

3. Lave a máscara

Sua lavagem remove tanto as sujeiras e bactérias externas alojadas, quanto a oleosidade e as células da pele que se acumulam dentro dela e, deve ser feita logo após seu uso com água quente e sabão ou detergente hipoalergênico e sem fragrância.

 

4. Evite passar maquiagem

A possibilidade de obstruir os poros e causar erupções cutâneas na pele é maior ao usar maquiagem e colocar a máscara por cima. Se for necessário o uso de maquiagem, o ideal é usar produtos "livres de óleos”.

 

5. Hidrate bastante sua pele se ela for seca

Quem tem pele muito seca, alergia ou sensibilidade, deve manter a hidratação sempre e, fazer o uso de dermocosméticos com ativos calmantes durante essa fase.

 

6. Proteja os lábios

O uso constante dessa proteção pode causar tanto pele seca quanto lábios rachados. Para manter os lábios hidratados e saudáveis é indicado o uso de vaselina como protetor labial.

O recomendado é usar o produto depois de lavar o rosto, antes de colocar a máscara e antes de dormir.

Último acesso: 24 Oct 2020 - 02:59:54 (535).