Dermatologista ensina cinco maneiras de usar o óleo de coco no verão: três delas você não sabia

O produto é versátil e pode ser usado no cabelo e na pele, além de ajudar a manter um bronzeado de dar inveja

VIVA SAÚDE Publicado quinta 14 janeiro, 2021

O produto é versátil e pode ser usado no cabelo e na pele, além de ajudar a manter um bronzeado de dar inveja
Dermatologista ensina cinco maneiras de usar o óleo de coco no verão: três delas você não sabia - Pexels

O óleo de coco já entrou na rotina de beldades como a modelo Gisele Bündchen, a socialite Kim Kardashian e a atriz Emma Stone, que são super influenciadoras de novas tendências, sabia?

Ele é um produto natural e multiuso, que ajuda a economizar espaço na nécessaire das férias de verão e pode fazer maravilhas pela sua beleza!

E, além da pele e do cabelo, o óleo de coco tem outras utilidades como mostrou a dermatologista Ana Carolina Sumam. Confira!

+++ VEJA TAMBÉM: Skincare: quais produtos devem ser aplicados no rosto pela manhã? E pela noite? Confira a resposta para essas perguntas tão comuns! 

+++ VEJA TAMBÉM: Envelhecimento precoce: má alimentação e poluição podem acelerar o surgimento de sinais na pele

1. NOS CABELOS
Quanto mais hidratado o cabelo estiver, mais resistente ele será aos efeitos do mar e piscina. Segundo a médica, fazer uma super hidratação de duas a três vezes por semana com óleo de coco ajudará nessa tarefa. "Após o banho, aplique o óleo de coco em todo o comprimento do cabelo (menos na raiz), faça uma trança e vá dormir. Para não sujar o travesseiro, pode forrá-lo com uma toalha. No dia seguinte é só enxaguar e ver o resultado”, explicou.

Na praia
Faça uma mistura caseira com água mineral filtrada e óleo de coco. Coloque uma medida de água mineral para uma de óleo de coco em um vidrinho spray. Você produzirá uma solução bifásica. Chacoalhe-a e aplique no comprimento do cabelo antes e depois do banho de mar para proteger os fios", disse a médica. 

2. NO ROSTO E NO CORPO
Depois de passar o dia todo na praia, é hora de chegar em casa e cuidar da pele!
"Uma pele bem hidratada, além de manter o bronzeado mais bonito, prolonga a sua duração, evitando o temido 'descascado'. Para isso, o óleo de coco tem um excelente resultado” explicou Ana Carolina, lembrando como deve ser usado no rosto e no corpo:

No rosto
“Você pode aplicá-lo com as mãos ou com a ajuda de um algodão, se preferir. Ele será absorvido rapidamente e alcançará as camadas mais profundas da pele”, explicou.

No corpo
“Junte uma medida de óleo de coco com uma do hidratante que você costuma usar e aplique. O óleo de coco irá potencializar a ação hidratante do creme", sugeriu.

3. DEPILAÇÃO EM DIA
Verão é sinônimo de pele à mostra e, por isso, é sempre bom estar com a depilação em dia!
"Se costuma usar a lâmina para remover os pelos, pode substituir o creme de barbear ou o sabonete pelo óleo de coco, facilitando o corte com a lâmina, enquanto hidrata a pele. Além disso, como é antimicrobiano, também protege contra possíveis infecções" explicou a dermatologista.

4. BALM LABIAL
Os lábios também costumam sofrer as consequências da alta exposição ao sol durante o verão. Por isso, é importante protegê-los e mantê-los sempre hidratados. De acordo com a especialista, uma dica, é usar o óleo de coco como balm labial, aplicando com os dedos diretamente nos lábios ou por cima do seu hidratante labial com proteção solar.

5. PROLONGAR O BRONZEADO
Se quiser manter o bronzeado por mais tempo, comece pela pele.
"Fazer uma esfoliação dois dias antes de se expor ao sol ajuda a remover as células mortas da pele e contribui para um bronzeado uniforme", destacou. 

“Para criar um esfoliante corporal natural misture meia xícara de óleo de coco com um punhado de açúcar. O óleo de coco também ajudará na hidratação” disse Ana Carolina Sumam, ressaltando que se a pessoa já estiver bronzeada ou queimada de sol, a esfoliação não deve ser feita para não sensibilizar ainda mais a pele .

 

Último acesso: 18 Jan 2021 - 22:48:49 (1302).