beleza   / Pés ressecados

Nada de rachaduras! Hidratação constante evita a presença de fissuras nos pés

Abandonar lixações excessivas e utilizar cremes adequados promovem a saúde das solas

Viva Saúde Publicado sexta 10 setembro, 2021

Abandonar lixações excessivas e utilizar cremes adequados promovem a saúde das solas
Tratamento para rachaduras nos pés - Freepik/freepik

Com calçados, chinelos e meias, uma das partes do corpo que menos prestamos atenção no dia a dia são os pés. Geralmente, só reparamos neles na hora de passar um esmalte ou fazer as unhas e, às vezes, são nesses momentos que nos deparamos com aquelas rachaduras na sola que, dependendo da intensidade, podem causar até mesmo sangramentos. 

Segundo estudos da Universidade de São Paulo (USP), a vida urbana gera efeitos negativos na saúde dos pés. Além de doenças como diabetes e obesidade, a nossa constante locomoção, seja correndo atrás de um ônibus ou andando descalço, também provoca ressecamentos na região. 

+++ Nariz ressecado? Confira hábitos que aliviam o incômodo

+++ 3 cuidados principais e essenciais para a pele madura

Por isso, os cuidados com os pés devem ser feitos de forma constante. Caso as rachaduras sejam leves, o primeiro passo é utilizar cremes com ação hidratante e queratolítica ou óleos vegetais, como o de coco ou amêndoas.

E você pode estar pensando que lixar os pés podem ajudar, mas na verdade não. Lixar os pés com frequência é uma prática agressiva que piora as fissuras na região, pois estimula o desenvolvimento de mais pele. Ao invés disso, utilize hidratantes com uréia e ácidos salicílicos como esfoliantes.

Para mais dicas, confira o vídeo abaixo do canal Tua Saúde:

Último acesso: 22 Oct 2021 - 01:32:12 (3258).