bem-estar   / Efeito do Coronavírus

Fadiga pandêmica: Entenda o fenômeno que pode estar por trás da "segunda onda" da Covid-19

Esse sentimento pode ser causado por diversos fatores e, em proporções como está, pode desencadear novas ondas

VIVA SAÚDE Publicado sexta 23 outubro, 2020

Esse sentimento pode ser causado por diversos fatores e, em proporções como está, pode desencadear novas ondas
Fadiga pandêmica - Pixabay

A pandemia mexeu totalmente na nossa rotina. Seja pelo trabalho em home office, as medidas de proteção e todos os fatores que compõem o que chamam de "novo normal".

Mas tem que se falar também dos efeitos psicológicos causados pelo vírus que definiu o 2020. Um deles é o que a OMS (Organização Mundial da Saúde) chama de Fadiga Pandêmica. Mas o que é isso?

+++LEIA MAIS: Brigadeirão saudável para fazer para a família nesse final de semana; Veja o passo a passo

Essa fadiga seria todo o cansaço e o sentimento de mal-estar causados por toda a insegurança e a mudança repentina da pandemia. As pessoas que estão sofrendo com esse fenômeno  se sentem desmotivadas em seguir os comportamentos recomendados para se protegerem do vírus.

Uma exaustão que vão evoluindo gradativamente ao longo do tempo e são influenciadas pelo ambiente cultural, social, estrutural e legislativo.

Pessoas que estejam simplesmente falidas por conta da crise econômica, desempregadas mostram ser mais sucetíveis a apresentar esses sintomas.

E isso, colocado em proporções das grandes cidades, pode acarretar em uma nova onda de contaminações, como está acontecendo na Europa, por exemplo.

Estimativas da OMS mostram que 60% das pessoas possam estar sofrendo com essa fadiga. Ainda não há dados sobre isso no Brasil. 

Último acesso: 26 Nov 2020 - 18:17:25 (640).