bem-estar   / Vida e coronavírus

Mais paciência! Durante a pandemia é preciso parar de ter pressa com o que leva tempo

Não dá para exigir que todo esse processo seja prazeroso e proveitoso; Leia

VIVA SAÚDE Publicado quinta 15 outubro, 2020

Não dá para exigir que todo esse processo seja prazeroso e proveitoso; Leia
Mais paciência! Durante a pandemia é preciso parar de ter pressa com o que leva tempo - Freepik

Todos nós sabemos que o momento que estamos vivendo é de muita preocupação, devido à pandemia causada pela Covid-19. 

A população está ansiosa, perdendo o sono, com medo e, se preservar e se conscientizar é necessário, mas também é preciso mentalizar pensamentos positivos, uma vez que todos nós temos que passar por essa fase.

Além disso, temos que aprender que tudo na vida tem um tempo e, talvez, o maior aprendizado desse período de isolamento social é entender que não dá para conseguir as coisas de um dia para o outro, já que se até alguns meses atrás éramos movidos pelo imediatismo, hoje o que tem que predominar é a paciência.

 

+++ VEJA TAMBÉM: Cuidados com a pele do rosto ao usar máscara de proteção: Evitar o uso de maquiagem é uma dica valiosa! Veja mais
+++ VEJA TAMBÉM: CoronaVac: Vacina chinesa conclui etapa com 9 mil voluntários no Brasil

 

De acordo com Elisa Zaneratto Rosa, professora de psicologia social e saúde mental, nunca temos um controle absoluto, mas geralmente atuamos sob condições mais previsíveis. "O desafio desse momento é que estamos em circunstâncias pouco conhecidas e sem conseguir enxergar como podemos atuar nessa situação para construir a realidade em alguma direção", disse para o Portal VivaBem.

Também, apesar de ser até óbvio que algumas coisas levam tempo para acontecer, na prática, é difícil esperar. Existe sempre um desejo de antecipar o futuro, fazendo a ansiedade ganhar cada vez mais espaço em nossa rotina.

Além disso, o ritmo imposto pelo sistema capitalista é bastante acelerado, visando o preenchimento completo do tempo e a transformação dele em produção. No entanto, é essencial se dar conta de que esse tempo não deve ser redutível apenas ao trabalho, é importante incluir em nossa agenda, o ócio, o entretenimento e até mesmo os sonhos, que precisam de um período para serem concretizados.

Isso mostra que etapas são importantes para conquistas mais verdadeiras e seguras, como uma posição profissional, um relacionamento, uma amizade de confiança. Para a especialista, a pressa em voltar à realidade anterior não é um caminho saudável. O fato de a pandemia ter forçado essa parada não necessariamente fará com que a gente volte à normalidade mais transformado. 

Por isso, segundo ela, o momento pede uma reflexão sobre essa rotina que nos impõe a determinados ritmos e pressas que nos fazem sofrer. Mais que ter pressa em voltar, vale observar e avaliar quais anormalidades estão postas nesse mundo ao qual queremos voltar. "E quais transformações devemos fazer no mundo e a nós mesmos para entender que estamos em um processo de muitas mudanças", explicou.

Além disso, é fundamental destacar que não dá para exigir que todo esse processo seja prazeroso e proveitoso. Tudo isso mostra como o crescimento e o amadurecimento exigem um tempo pessoal e singular, embora essa temporalidade estivesse colonizada pelo nosso modo de vida anterior à pandemia.

Último acesso: 24 Oct 2020 - 03:48:10 (567).