O caminho da saúde! Dar 7 mil passos por dia pode reduzir índices de mortalidade

Personal Trainer Tauan Gomes reforça benefícios da atividade e destaca simplicidade do exercício como uma das principais vantagens para você começar a caminhar hoje mesmo

Viva Saúde Publicado quinta 16 setembro, 2021

Personal Trainer Tauan Gomes reforça benefícios da atividade e destaca simplicidade do exercício como uma das principais vantagens para você começar a caminhar hoje mesmo
Quantidade de passos por dia influenciam a saúde - Pexels/Ketut Subiyanto

A expressão “é caminhando que se chega longe” passou a fazer mais sentido desde que um estudo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Jama Network, mostrou que pessoas que andam mais de sete mil passos diariamente têm redução nas taxas de mortalidade de 50% a 70%.

A pesquisa avaliou, por 10 anos, a rotina de 2.110 pessoas com idades entre 38 e 50 anos, sendo 57,1% mulheres e 42,1% negros. Os participantes foram divididos em três grupos: um com pessoas que davam mais de 10 mil passos por dia; outro com pessoas que davam de 7 mil a 9.999 passos diariamente e um terceiro grupo com pessoas que davam menos de 7 mil passos por dia. Os pesquisadores não avaliaram o ritmo das passadas - se eram leves ou pesadas -, mas descobriram que após os 7 mil passos houve redução no risco de mortalidade.

+++ Caminhar 30 minutos por dia após sofrer um derrame reduz em 54% risco de morte precoce, diz estudo

+++ Seus joelhos merecem mais atenção! Saiba como cuidar desta articulação e evitar doenças

Para o personal trainer, educador físico e coach Tauan Gomes, o estudo mostra que não é a complexidade do exercício que garante sua eficácia. O mais importante, segundo ele, é manter a constância na atividade física.

“Mais importante do que a intensidade é, sem dúvidas, a rotina. Algumas pessoas tendem a dar o máximo de si no início, e não conseguem prosseguir com as atividades por muito tempo. Sempre oriento meus alunos e seguidores a manter um ritmo confortável e se esforçar na disciplina diária”, afirma.

Ainda, segundo Gomes, a caminhada, assim como qualquer atividade física, ajuda a reduzir uma série de doenças do coração e de outros órgãos vitais, reduz o peso, controla níveis de colesterol e contribui para o alívio do estresse.

“Outro detalhe importante dessa pesquisa é a simplicidade do exercício. Caminhada é possível fazer em qualquer lugar, em qualquer horário e é de graça. Não há desculpas”, finaliza.


Sobre a fonte:

Personal Trainer, educador físico, coach e personalidade na internet: Tauan Gomes é um  apaixonado por atividades físicas e bem-estar. Sempre envolvido com alguma atividade, como jiu-jitsu, cross, judô ou musculação, o carioca residente de Portugal atualmente ministra aulas e dá consultorias virtuais para pessoas do mundo inteiro, de um jeito prático e inovador.

Com a pandemia, ele passou a atender à demanda dos novos tempos, prestando acompanhamento online. Para continuar com a qualidade das aulas presenciais adaptadas ao ambiente digital, o educador físico, que tem formação pela International Coaching and Leaders Association, utiliza técnicas motivacionais para um melhor aproveitamento dos alunos nessa modalidade.
 

Último acesso: 22 Oct 2021 - 00:49:23 (3285).