assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Menstruação: os impactos dos tabus na vida das mulheres

Publicado em 28 de May de 2019 por Redação | Comente!

Falar sobre menstruação ainda pode ser um tabu para muitas mulheres no Brasil e ao redor do mundo todo, apesar de ser um processo tão natural do organismo feminino.



Alguns estigmas ainda geram preconceitos que prejudicam não só a vida social, mas também a saúde de meninas e mulheres que não possuem acesso à informações adequadas sobre o ciclo menstrual e os cuidados que devem ter durante esse período.

Uma pesquisa realizada por SEMPRE LIVRE e pela Kyra Pesquisa & Consultoria sobre os tabus da menstruação falou com 1500 mulheres de cinco países diferentes mostrando que 54% das entrevistadas não tinha ideia do que estava acontecendo com o seu corpo quando menstruou pela primeira vez. Em outra pesquisa, realizada pela Plan International Brasil com meninas entre 14 e 16 anos do Maranhão, os resultados indicam que, apesar de terem dúvidas sobre o ciclo menstrual, a procura dessas meninas pelo serviço de saúde para tratarem esses sintomas ainda é baixa. Em uma das escolas, 65,22% das participantes que disseram nunca terem procurado o serviço de saúde para falarem sobre tema.

A higiene menstrual é um cuidado muito importante na rotina das mulheres. No entanto, os estigmas em torno do tema ainda geram não só inseguranças, mas também infecções devido ao uso de materiais inapropriados e não higiênicos durante os dias da menstruação.

Por isso, para conscientizar cada vez mais pessoas sobre a necessidade de se falar abertamente sobre menstruação, SEMPRE LIVRE® e Plan International se uniram para levar informações a 6 mil meninas e meninos, colaborando para que elas se sintam mais confortáveis com o seu próprio corpo.

 “A relação das meninas e mulheres com o seu próprio corpo é um reflexo dos muitos parâmetros sociais que ainda são carregados de preconceitos. Se nos educarmos para parar de ver o corpo da mulher como um objeto, passaremos a enxergá-las como pessoas, e isso é parte da desconstrução que precisamos trabalhar, principalmente sobre temas como a menstruação”, diz Viviana Santiago, Gerente de Gênero e Incidência Política na Plan International.

Desde maio de 2018, quando lançou o seu novo posicionamento de marca, SEMPRE LIVRE® vem trabalhando para incentivar debates e contribuir para a naturalização das conversas sobre menstruação. Este ano, a marca vai trazer ações práticas para o seu discurso e movimento por meio da campanha Sempre Juntas pelo Progresso, doando 30.000 absorventes e R$ 155.000,00 para a ONG Plan International para financiar projetos de educação voltados para meninas e meninos em situação de vulnerabilidade no Piauí e no Maranhão.

“Enquanto marca pioneira da categoria, SEMPRE LIVRE® acredita que sua principal contribuição dentro desse cenário é promover essas discussões em prática e ajudar a conscientizar mais pessoas sobre uma realidade em que milhares de mulheres ainda são afetadas pela falta de informações sobre higiene menstrual e menstruação”, afirma Cristina Santiago, diretora de Marketing de Essentials e Self Care da Johnson & Johnson Consumo.

 



COMENTE!