saude   / Câncer e alimentação

Câncer: nutricionista Dani Borges explica como fazer dos alimentos aliados na busca pela cura

A especialista, que é referência em saúde nutricional e em atividade física, ressalta a importância do acompanhamento nutricional para enfrentar o tratamento e ter mais sucesso para vencer a doença

Viva Saúde Publicado sexta 10 setembro, 2021

A especialista, que é referência em saúde nutricional e em atividade física, ressalta a importância do acompanhamento nutricional para enfrentar o tratamento e ter mais sucesso para vencer a doença
Alimentação no tratamento do câncer - Pexels/Vanessa Loring

Receber o diagnóstico de câncer nunca é fácil. Com ele vem o medo, a dúvida e a necessidade de mudança no estilo de vida. Uma das principais alterações na rotina do paciente que vai enfrentar a doença é na alimentação, afinal, os alimentos têm um importante papel no tratamento e podem ser cruciais para alcançar a cura.

“Depois do diagnóstico positivo para a doença, é fundamental que o paciente converse com o médico e com um profissional da nutrição. Alguns alimentos vão ajudar tanto no tratamento, quanto no alívio de alguns efeitos da radioterapia e da quimioterapia e também evitarão que a doença se agrave”, afirma a nutricionista e educadora física Dani Borges.

Ainda, de acordo com a especialista, no caso de alguns alimentos, que são ricos em determinadas substâncias e que durante o tratamento se tornam prejudiciais, o que precisa ser alterado é a forma de preparo.

Outra recomendação da especialista é a ingestão de verduras, leguminosas - como feijão e vagem -, frutas ricas em vitaminas C - como laranja, morango e kiwi - além de castanhas e cereais.

+++ Não sabe como incluir frutas na sua rotina? Confira 4 dicas para facilitar essa mudança

+++ Atenção com o cérebro! Confira 4 alimentos que ajudam na memória

“As frutas são importantes para a nossa saúde, mas devem ser consumidas com parcimônia, já que possuem alto índice glicêmico. Recomendo associar o consumo com cereais, como aveia, chia e linhaça e evite acrescentar açúcar, como mel, mascavo, entre outros”, alerta. “Castanhas são sempre muito bem-vindas também, já que são fontes de selênio e estimulam a produção de TSH, que ajudam a prevenir câncer de tireoide, por exemplo”, completa.

Para toda a vida

“Certos alimentos devem ser evitados em qualquer fase da vida, como as comidas processadas, industrializadas e frituras. Esses alimentos são ricos em sódio, gorduras ruins e são verdadeiros inimigos da vida saudável”, pontua.


Sobre Dani Borges

Dani Borges é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 415 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos. Sua paixão pelo fitness surgiu na adolescência após ter tido um quadro de obesidade que a motivou a buscar uma mudança radical de hábitos.

Último acesso: 21 Oct 2021 - 23:06:58 (3260).