saude   / Boas notícias!

Coronavírus: Taxa de transmissão no Brasil abaixa e se aproxima de 1,00!

O "rt", feito pelo Imperial College, de Londres, indica o comportamento do contágio da doença no país

Viva Saúde Publicado terça 5 janeiro, 2021

O
Taxa de transmissão da COVID-19 - Pixabay

Desde o começo da pandemia, praticamente, o Imperial College, de Londres, calcula, de forma semanal, a taxa de transmissão da COVID-19 nos países.

Esse número, chamado de "coecifiente R" ou "RT" (ritmo de transmissão) indica quantas pessoas podem ser contagiadas pelo vírus a partir de um infectado.

+++LEIA MAIS: São Paulo confirma dois primeiros casos de variante do coronavírus encontrada no Reino Unido

Isso é importante para que as autoridades consigam monitorar o comportamento da pandemia e definir passos futuros. No Brasil, esse número chegou a 1,3 em novembro, o que significa que, a cada 100 infectados, contagiam-se outros 130!

Porém, nesta terça-feira, 5, o Imperial College divulgou o novo estudo o "RT" do Brasil se encontra em 1,04. O que, em tese, ainda é ruim, já que 100 pessoas passam o vírus para outras 104, mas podem indicar um começo de estabilidade.

Por outro lado, epecialistas afirmam que essa taxa pode aumentar, já que esse estudo ainda não levou em conta as festas de fim de ano, no qual houve inúmeras aglomerações e, assim, pode ser que haja um aumento de casos entre a segunda e terceira semana de janeiro.

O Brasil beira os 200 mil mortos pela COVID-19, além de outros 7,7 milhões de casos confirmados.

Último acesso: 26 Feb 2021 - 07:18:24 (1208).