saude   / Fato ou fake?

Ditado de vó: Pode mesmo passar pasta de dente para aliviar queimadura?

Muitas pessoas usam esse "tratamento", que está em nossa cultura há tempos, mas não tem muita eficácia

Viva Saúde Publicado quarta 27 janeiro, 2021

Muitas pessoas usam esse
Pasta de dente em queimadura - Pixabay

É quase que automático. Sempre quando alguém se queima, fatalmente uma pessoa surge e fala para passar pasta de dente na área queimada.

Segundo as lendas e ditados (se é que pode chamar assim), a pasta traria uma refrescância na área afetada.

+++LEIA MAIS: China começa a utilizar teste retal para identificar presença do coronavírus

Porém, esse tipo de "tratamento" não é nem um pouco eficaz, pelo contrário, pode afetar ainda mais o quadro!

Ok, em um primeiro momento pode asté refrescar a área, por conta do mentol e do flúor, que estão presentes na maioria absoluta das pastas, mas o fato é que, ao queimar, a sua pele perde suas camadas externas e fica mais exposta a infecções.

Assim sendo, qualquer tratamento caseiro, como manteiga, ovo ou as pastas de dentes podem agravar o sintomas. Até porque, se ao acaso você passar a pasta de dentes na área e for a algum hospital, o único jeito de tirar o produto é esfregando, o que, além de irritar mais a área, é doloroso.

ENTÃO O QUE FAÇO?

O recomendado é passar água corrente, seja de uma torneira, mangueira ou chiveiro, de preferência gelada ou morna, para que a temperatura da região se abaixe.

Outro tratamento pode ser a aplicação de gelo, com o mesmo fim. Mas atenção, não se pode colocar em contato direto com pele, porque a baixa temperatura do gelo diretamente na queimadura pode queimar mais (sim, é isso mesmo que você leu) e agravar a situação.

Último acesso: 26 Feb 2021 - 07:22:52 (1414).