saude   / Avanços contra a Covid-19

Estado de São Paulo registra menor número médio de internações por Covid-19 de 2021

"Estamos vacinando, estamos impactando na mortalidade e também nas internações", afirma Jean Gorinchteynm, secretário de estado da Saúde

Viva Saúde Publicado quarta 21 julho, 2021

Estado de São Paulo registra menor número médio de internações por Covid-19 de 2021 - Foto: Mario Tama/Getty Images

Nesta quarta-feira, 21, o governo de São Paulo, gerido por João Doria (PSDB), anunciou que o número de internações por Covid-19 foi o menor do ano nesta última semana.

Em coletiva de imprensa, o vice-governador Rodrigo Garcia justificou: “Isso é reflexo do avanço da vacinação no estado de São Paulo. Somos o primeiro estado com mais da metade da população imunizada com ao menos a primeira dose”.

De acordo com informações compartilhadas pela revista Veja, são 6.920 pacientes que seguem internados em unidades de terapia intensiva no estado de São Paulo com complicações em decorrência da doença pandêmica e mais 6.437 em enfermarias, sendo a taxa de ocupação das UTIs de 60,19%, atualmente.

+++ São Paulo pretende vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid em agosto; especialistas da ANADEM comentam sobre o assunto

+++ Mais de mil cidades brasileiras não registram mortes por Covid-19 na última semana

“São 50% a menos de pacientes internados nas UTIs. O que chama a atenção é a queda também das enfermarias. [..] Em todas as ocasiões, mesmo naqueles momentos do segundo semestre do ano passado, nós sempre tivemos 2 vezes a 2,5 vezes [a quantidade de] pacientes internados em enfermaria [do que em] UTI e hoje esse número é muito similar. Isso é claramente relacionado com a vacinação. Estamos vacinando, estamos impactando na mortalidade e também nas internações.”, disse também em coletiva o secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Projeção afirma que vacinação contra a Covid-19 já evitou 55 mil mortes no Brasil

Apesar do avanço lento da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, um levantamento feito pelo pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes constatou que a imunização já evitou entre 40 e 55 mil mortes pelo coronavírus. 

O especialista em saúde pública também afirmou que houve uma queda de 96 mil e 117 mil nas internações pela doença que já fez 544 mil vítimas fatais no Brasil, que ocupa a segunda posição no ranking de países com mais mortos pela Sars-Cov-2. Para saber mais, clique aqui.

Último acesso: 01 Aug 2021 - 14:12:13 (2934).