Pare com o cigarro! 8 dicas para conseguir cortar o fumo

Considerados, em outras épocas, um item de luxo ou de classe, hoje não é novidade para ninguém os malefícios que os cigarros causam

VIVA SAÚDE Publicado quarta 14 outubro, 2020

Considerados, em outras épocas, um item de luxo ou de classe, hoje não é novidade para ninguém os malefícios que os cigarros causam
Cigarro - Pixabay

Nas primeiras décadas do século passados, esses maços, que possuem diversos produtos como nicotina, tabaco, entre várias outras substâncias, os cigarros eram um sinal de classe, de poder.

Acredite se quiser, mas passavem propagandas extremamente luxuosas na TV com carros, pessoas bonitas e muito luxo. Mas hoje (ainda bem) a história é diferente. Não é novidade para quase ninguém o quanto o cigarro faz mal para o nosso organismo.

+++LEIA MAIS: Antes e depois: saiba o que acontece com o corpo humano quando bebemos água suficiente

Além de fazer mal, o cigarro também pode acarretar em vício de nicotina, fazendo com que muitas pessoas encontrem grandes dificuldades para cortá-lo de sua rotina.

8 DICAS ESSENCIAIS PARA QUEM QUER PARAR DE FUMAR

- ESCOLHA UM MÉTODO

O método que você usará para diminuir o fumo ou parar por completo é de extrema importância. Escolher um método muito bruto pode ser que acarrete em um efeito reverso, mas um leve demais pode ter o resultado desejado.

- ESTABELEÇA METAS

Colocar metas é uma ótima opção! Principalmente para a pessoa conseguir ver um avanço, e com isso, estimular o cérebro a continuar com o tratamento. Seja Diminuir o número de maços por semana é uma ótima opção

- PRESTE ATENÇÃO NOS MOMENTOS DE ABSTINÊNCIA

Como qualquer substância química, e convenhamos, no cigarro tem várias, quando usamos em execesso e, de uma hora para outra, não tem mais essas substâncias, o corpo sofre com a abstinência. É normal. Uma dica é procurar outras coisas para ocupar esse lugar, como chupar uma bala ou tomar um copo d'água.

- PROCURE AJUDA

A dependência não deixa de ser uma doeça psicológica, e que possui diversos tratamentos, então, é de extrema importâncias procurar ajuda profissional, seja de um médico ou de um psicólogo.

- DIMINUE O CONSUMO DE ÁLCOOL

O álcool, acredite se quiser, é um gatilho para quem procura parar com o cigarro, já que o consumo dos dois acaba se entrelaçando. Por isso, se você procura cortar o cigarro, é importante dar uma segurada nas bebidas alcoólicas, ou até cortar por inteiro, dependendo de cada caso.

- CUIDADOS COM A ANSIEDADE

O cigarro é usado, muitas vezes, para acalmar a pessoa em picos de estresse e/ou ansiedade. Assim, no processo de corte do cigarro, as crises devem vir mais fortes. Assim, procure outros meios de aliviar esses picos, como meditação, técnicas de respiração, músicas, etc.

- ACEITE O LUTO

Como dito no tópico anterior, o cigarro costuma virar uma espécie de companheiro da pessoa, em momentos principalmente mais tensos. Assim, o corte do cigarro faz com que a pessoa "perca" essa companhia, e será um processo que ela terá de enfrentar.

- SEJA COMPREENSIVO COM AS RECÁIDAS

Como falamos, o vício em nicotina e no fumo é algo sério e que passa por fases complicadas. As recaídas são comuns e, caso aconteça, não precisa se abalar. 

 

 

Último acesso: 26 Nov 2020 - 18:34:31 (556).