saude   / Perigo na tela

Perigo! Novo desafio no TikTok ensina pessoas a rasparem os dentes em casa

O procedimento visa deixar os dentes alinhados e retos, mas pode causar prejuízos irreversíveis e graves

VIVA SAÚDE Publicado terça 13 outubro, 2020

O procedimento visa deixar os dentes alinhados e retos, mas pode causar prejuízos irreversíveis e graves
TikTok - Cotton Bro

O TikTok é o aplicativo do momento. Criado na China, tem mais de 1 bilhão de downloads, sendo um sucesso mundial, inclusive no Brasil. O seu público, em maioria, são os jovens entre 10 e 24 anos, com os famosos "desafios".

Desde desafios inofensivos, como fazer uma coreografia de dança, dar um susto em um parente, tem aqueles que é importante ligar o sinal de alerta, já que colocam em xeque a integridade físíca ou até na área da saúde.

+++LEIA MAIS: Amor-próprio não é egoísmo! Veja 6 atitudes para se amar cada vez mais e sempre

O "challange" do momento e é extremamente perigoso é um que incentiva as pessoas a lixarem os próprios dentes, para que eles fiquem mais retos e alinhados. No vídeo, a garota fala que, por não ter dinheiro para um tratamento dentário, decidiu fazer na sua casa e que estaria dando resultado.

Ainda no vídeo, ela ensina meio que um "passo a passo" de como fazer.

Porém, esse procedimento é de extremo perigo e pode ter prejuízos severos para a saúde dentária!

Isso porque, uma vez que é lixado o dente, não dá para voltar atrás, ou seja, o dente não se recupera mais, esse é um dos motivos para só se fazer com profissionais competentes.

Outro fator é que esse procedimento tem que ser levado em consideração é a estrutura dentária da pessoa, como a disposição dos dentes e a mordida, para não ter nenhuma complicação. O que reforça a obrigatoriedade de ser feito por um profissional.

Último acesso: 26 Nov 2020 - 17:35:24 (544).