saude   / A pele pede cuidado

Prepare-se para o friozão! Oscilação de temperatura pode aumentar doenças de pele

Saiba como se prevenir da frente fria que se fará presente em todo o país

VIVA SAÚDE Publicado quarta 28 julho, 2021

Saiba como se prevenir da frente fria que se fará presente em todo o país
Como cuidar da pele no inverno - Freepik/ wayhomestudio

Os próximos dias serão marcados por grande queda na temperatura na maior parte do país. Essa oscilação no termômetro leva à diminuição na transpiração corporal e com a pele mais fina e mais seca, os problemas cutâneos podem aparecer. Por isso, a médica Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), reforça que os cuidados com a pele para se proteger.

Ela lembra que a limpeza não é demais em nenhuma estação do ano, e agora também é hora de dar atenção para as lavagens com água e sabão para remover resíduos como maquiagem, oleosidade e sujeira natural que se instala nos poros, evitando sempre água muito quente e sempre usar o sabonete específico para cada tipo de rosto – que nunca deve ser o mesmo usado no corpo. 

A mudança brusca de temperatura também vai aumentar o ressecamento da pele. “A dica básica nesses dias beber bastante água e investir no uso de hidratantes ou de um óleo corporal, antes do último enxague do banho além de abusar de hidratante labiais”, avisa. 

É também durante o inverno que algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. “Os cuidados não são apenas estéticos, a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose são doenças comuns que merecem atenção nessa época do ano”, finaliza a médica.  


Sobre Dra Adriana Vilarinho 

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da AAD - Academia Americana de Dermatologia. CREMESP 78.300/ RQE – SP 27.614 • Graduada em Medicina e Residência Médica em Dermatologia pela Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo. 

• Título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

• Preceptora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – 1993 a 2003. 

• Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD – e regional de São Paulo. 

• Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD. 

• Membro da American Academy of Dermatology – AAD. 

• Autora do livro "Beleza à Flor da Pele" – Ed. Abril.

 

Último acesso: 17 Sep 2021 - 02:50:45 (2988).