saude   / Pesquisa e saúde

Soneca à tarde pode melhorar cognição e memória de idosos, mostra estudo

Mas, a saúde e o bem-estar vão muito além da função cognitiva, por isso é importante avaliar a necessidade de mais estudos relacionados ao sono da tarde

VIVA SAÚDE Publicado quarta 27 janeiro, 2021

Mas, a saúde e o bem-estar vão muito além da função cognitiva, por isso é importante avaliar a necessidade de mais estudos relacionados ao sono da tarde
Soneca à tarde pode melhorar cognição e memória de idosos, mostra estudo - Pexels

Sabe aquela vontade de tirar um cochilo depois do almoço apenas para descansar um pouco? Segundo pesquisadores chineses, esse "soninho" da tarde melhora o desempenho cognitivo, a fluência verbal e até a memória de pessoas idosas.

O resultado dessa pesquisa foi publicado no periódico General Psychiatry, do BMJ (British Medical Journal), em 25 de janeiro de 2021.

+++ VEJA TAMBÉM:  Nutricionista lista 10 alimentos que precisam ser substituídos do seu cardápio urgentemente

+++ VEJA TAMBÉM:  Especialista responde: Qual a opção mais saudável para passar no pão? Requeijão, margarina, manteiga ou geleia?

Como o estudo foi feito?

  • Foram analisados 2.214 chineses com 60 anos ou mais; 
  • Eles responderam sobre hábitos de cochilar e, em seguida, uma série de testes foi feita para medir diferentes tipos de capacidade cognitiva, desde resolver problemas até manter o foco; 
  • Na amostra, 1.534 pessoas relataram tirar cochilos ocasionais à tarde, frente a 680 que não dormiam de dia;
  • Em média, os cochilos duravam mais de cinco minutos e menos de duas horas;
  • Esse estudo também analisou o nível de triglicérides, um tipo de gordura encontrada no sangue.

Conclusões 
A duração e a frequência dos cochilos variaram entre os participantes, porém a análise encontrou pontuações de desempenho cognitivo "significativamente mais altas" em pessoas que costumavam dormir um pouco à tarde em relação aos que não cochilavam. 

Mas, os pesquisadores ressaltaram que a saúde e o bem-estar vão muito além da função cognitiva, por isso é importante avaliar a necessidade de mais estudos relacionados ao sono da tarde.

Último acesso: 26 Feb 2021 - 06:48:55 (1410).