saude   / Banho de Sol

Vai um "solzinho" aí? Falta de Vitamina D pode aumentar risco de contágio de Covid-19, segundo estudo

Apesar de sabermos que os raios solares não trazem a vitamina D em si, esse "banho de Sol" ajuda na metabolização do nutriente pelo corpo

VIVA SAÚDE Publicado quinta 1 outubro, 2020

Apesar de sabermos que os raios solares não trazem a vitamina D em si, esse
Pôr do Sol - Pixabay

Quem nunca ouviu aquela frase, normalmente de uma avó, tia ou até mesmo de outra figura materna de que tomar Sol faz bem pros ossos ou que esse banho de Sol é bom por conta da Vitamina D.

Então, elas não deixam de estar certas. Isso porque os raios solares, quando penetrados ajudam a "quebrar" a Vitamina D, fazendo com que ela seja digerida e metabolizada pelo organismo.

+++ LEIA MAIS: Leite materno não é transmissor da Covid-19, afirmam especialistas da cidade de Turim, na Itália

Com o isolamento social, muitas pessoas acabram deixando de tomar esse "solzinho", ou tem improvisado no jardim/varanda das próprias casas. E, acredite, esse banho pode ser uma ajuda poderosa contra a Covid-19!

Isso porque um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Medicina de Chicago, e publicado pelo periódico científico JAMA Network Open, mostrou que pessoas que possuem índices de vitamina D baixos possuem mais chances de contrair o coronavírus.

Esse estudo analisou os resultados de quase 500 pacientes, analisando esse pindice de vitamina D no sangue e o teste que determina a presença da Covid-19 no organismo.

No final, eles chegaram a conclusão de que as chances de pessoas que possuem deficiência de Vitamina D pegarem a Covid-19 é 1,77 maior do que pessoas com índices normais ou bons.

Apesar desse resultado bastante promissor, os pesquisdores alertam que serão feitos mais estudos para comprovar se a Vitamina D possui, comprovadamente, alguma eficácia no combate, ou na não-transmissão, da Covid-19.

Último acesso: 26 Nov 2020 - 17:56:53 (440).