saude   / Estudo explica

Você sabia que ingerir café pode diminuir risco de arritmias cardíacas?

A premissa de que o café causa palpitações surgiu de estudos menores e antigos e, atualmente, a ciência tem uma visão diferente

VIVA SAÚDE Publicado terça 20 julho, 2021

A premissa de que o café causa palpitações surgiu de estudos menores e antigos e, atualmente, a ciência tem uma visão diferente
Você sabia que ingerir café pode diminuir risco de arritmias cardíacas? - Freepik / @gpointstudio

De acordo com um estudo publicado ontem, dia 19, na revista científica Jama Internal Medicine, o hábito de ingerir café está associado à diminuição dos riscos de desenvolver arritmias cardíacas, como a fibrilação arterial, caracterizada por uma frequência cardíaca irregular e muitas vezes acelerada, que geralmente provoca má circulação sanguínea.

Como foi feito o estudo?

O estudo analisou o consumo de café de mais de 386 mil pessoas, por um período de três anos, comparando-o com ocorrências de arritmias cardíacas, incluindo a fibrilação arterial.  

+++ Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia

+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS

Os resultados indicaram que cada xícara de café consumida estava associada à diminuição em 3% dos riscos de incidência de arritmia. 

Concluindo...

Ou seja, a premissa de que o café causa palpitações surgiu de estudos menores e antigos. Atualmente, a ciência tem uma visão diferente. 

Já foram descobertos também diversos outros potenciais benefícios da cafeína e do café, como redução dos riscos de câncer, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade em geral, de acordo com o estudo.

Último acesso: 17 Sep 2021 - 03:50:59 (2908).