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4 exercícios para evitar dores localizadas

Publicado em 10 de Dec de 2014 por Clara Ribeiro | Comente!

Dores são comuns em quem trabalha sentado. Alongamento e relaxamento previnem os malefícios da postura incorreta. Conheça uma série com quatro exercícios para evitar esses incômodos


  • Lombar

    Na posição deitada, abrace as pernas. puxe-as em direção ao abdome, até se iniciar uma sensação de tensão na coluna. A intensidade não deverá ultrapassar esse ponto. Em seguida, aguarde o tempo que for necessário até que a sensação diminua. A cada vez que soltar o ar durante a respiração, mantenha toda a concentração no relaxamento dos tecidos.

  • Abdome

    Ainda em pé, com as mãos na cintura, enrole o corpo para trás, começando com um movimento da cabeça – tronco superior até a região lombar. Pode ser permitido um ligeiro avanço da pelve à frente, para não se perder o equilíbrio.

  • Pernas e glúteos

    Em pé, leve o corpo à frente com os joelhos dobrados até que as mãos toquem o chão. Os pés deverão estar juntos, assim como os joelhos. Realize uma respiração suave, lenta e profunda e, durante a expiração, estenda os dois joelhos simultaneamente, sem retirar as mãos do chão. Quando houver inspiração, é permitido o descanso da extensão até que a nova expiração se inicie. Tente repetir essa ação, progressivamente, até obter a extensão completa dos joelhos.

  • Região entre a perna e o abdome

    Fique ajoelhado sobre uma perna. Mantenha a coluna ereta e, em seguida, leve o tronco todo à frente. Sentirá uma tensão sobre a região anterior do quadril. Siga as mesmas instruções quanto ao tempo e à intensidade, como no exercício anterior.

Texto: Romulo Osthues / Ilustrações: Luiz Lentini / Adaptação: Clara Ribeiro

Revista VivaSaúde - Edição 139



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