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Esportes coletivos para fazer amigos

Publicado em 23 de Oct de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Ideal para fazer amigos, os esportes coletivos são indicados para pessoas que querem aumentar o condicionamento físico. Veja mais benefícios e como praticar



Texto: Rita Trevisan/ Foto: Reprodução/ Adaptação: Letícia Maciel

Pratique esportes coletivos três vezes por semana, começando com 30 minutos de atividade
e aumentando gradualmente
Foto: Reprodução

Esportes como o basquete, o vôlei e o futebol, que ajudam a trabalhar as noções de cooperação e de trabalho em grupo, favorecendo a aproximação espontânea com outros participantes. A prática regular também favorece o aumento do condicionamento físico, da força e da coordenação motora, o controle do peso e o fortalecimento da musculatura de regiões específicas, que variam de acordo com os movimentos mais exigidos em cada modalidade.

Frequência e duração mínima

3 vezes por semana, começando com 30 minutos de atividade e aumentando gradualmente — cerca de 5 minutos a cada semana, de acordo com o ganho de condicionamento.

Cuidados

Como o contato é maior entre os praticantes e o nível de impacto não é desprezível, há um risco proporcional de sofrer traumas e quedas. Por isso mesmo, o ideal é optar por esse tipo de exercício depois de se submeter a treinamentos específicos para aumentar a resistência cardiorrespiratória e o tônus muscular. “Dessa forma, o corpo estará mais protegido de lesões e mesmo de fraturas de ossos, ligamentos e tendões”, explica Sandro. Pessoas com cardiopatias avançadas, problemas de pressão alta, quadros de labirintite ou lesões de coluna e articulares mais graves devem evitar esse tipo de atividade.

 

Revista VivaSaúde Edição 69



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