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Exercícios físicos para grávidas

Publicado em 05 de Apr de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

É importante continuar se exercitando durante todo o período da gestação, pois as atividades físicas beneficia a saúde da mãe e do bebê


  • ALONGAMENTO: Exercícios de alongamentos são permitidos durante toda a gravidez e preparam para qualquer tipo de atividade. Eles são simples, proporcionam relaxamento e equilíbrio para grupos musculares sobrecarregados. Auxilia na prevenção de dores e controle postural.


    CAMINHADA: é uma atividade aeróbica leve que pode auxiliar no controle do ganho de peso e aumentar a disposição. Normalmente, não há restrições por ser uma atividade sem grande impacto. Fique atenta enquanto caminha para não torcer o pé e no horário escolhido: prefira pela manhã ou no final da tarde.

  • MUSCULAÇÃO: A gestante sedentária ou ativa pode realizar musculação, desde que com cargas leves, número de repetições adequadas e pausa com recuperação completa. Melhora a postura da gestante, previne dores e fortalece as pernas.

  • PILATES: Ajuda a trabalhar a postura e fortalece os músculos, preservando as articulações. Essa modalidade atua principalmente no abdome, glúteos e parte inferior das costas, o que facilita na hora do parto. Controla o peso, melhora o condicionamento físico e a respiração, além de relaxar, mas pode alterar a pressão arterial da gestante. Por isso, é necessário o acompanhamento de um profissional.

  • GINÁSTICA PARA GESTANTES: Em grupos, são realizadas atividades programadas e direcionadas para as necessidades gestacionais. Os profissionais trabalham diferentes grupamentos musculares e exercícios com objetivos e materiais diversos. É indicado para todas as gestantes, até mesmo aquelas que nunca praticaram atividade física.

  • NATAÇÃO: As grávidas que já nadavam podem continuar praticar a atividade, pois é leve e de baixo impacto. Mas evite aprender a nadar nesse período, para evitar situações estressantes. A modalidade melhora a circulação, a resistência muscular e respiratória.

    HIDROGINÁSTICA: É recomendada pelos especialistas principalmente no último trimestre por ser um exercício de intensidade moderada e causar poucos riscos de lesões. Nesse momento, muitas gestantes sofrem com o inchaço nas pernas e a atividade em água alivia esse sintoma. As recomendações são: procure uma academia com profissionais especializados para que não se perca o foco dos exercícios.

Texto: Samantha Cerquetani/Fotos: Shutterstock, Divulgação/ Adaptação: Letícia Maciel