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Ioga para aliviar a dor do estômago

Publicado em 05 de Jun de 2014 por Leticia Maciel | Comente!

Para trazer benefícios ao sistema digestório, a ioga é muito indicada. Veja a sequência de exercícios sugeridas pela professora Shakti Leal, para aliviar problemas gastrintestinais.


  • Utthita Trikonasana

    Afaste os pés, eleve os braços na altura dos ombros e, ao soltar o ar, flexione o tronco para a direita. Com os braços estendidos, vire o rosto para a direita. Mantenha a posição por alguns instantes e repita para o outro lado.


  • Baddhakonasana

    Sente-se em local confortável e mantenha a coluna ereta. Flexione as pernas até que as plantas dos pés toquem uma a outra. O objetivo é fazer com que os calcanhares fiquem cada vez mais próximos à região da virilha. Tente encaixar o quadril melhor para que isso aconteça. Mantenha a posição e segure os pés com as mãos, respirando tranquilamente.

  • Utthita Marichyasana

    Sentado com as pernas esticadas, flexione a perna direita por cima da perna esquerda. Posicione a mão direita atrás das costas e o braço contrário servirá como uma alavanca apoiando no joelho flexionado. Inspire, e ao soltar o ar faça a torção olhando sobre o ombro. Quando precisar inspirar novamente, retorne e repita a posição para a esquerda.

  • Viparita Karani

    Deitado, eleve as pernas, sem flexionar os joelhos. Com o auxílio das mãos na região do quadril, dê um leve impulso para levar os pés sem direção ao teto. Quando desejar retornar, abaixe lentamente as pernas estendidas. Depois, compense o esforço elevando o topo da cabeça ao solo. Permaneça na posição por alguns instantes assim.

  • Supta Padangusthasana

    Deitado, com as mãos ao lado do corpo, flexione o joelho direito e eleve a perna esquerda, sem flexionar o joelho da perna estendida. As mãos devem segurar e puxar os pés em direção ao tronco. Se não conseguir, segure e puxe a perna. Repita para o outro lado.

  • Janu Sirsasana

    Sentado, afaste as pernas, leve o calcanhar direito próximo à virilha, com a perna esquerda estendida. Gire o troco para a esquerda, as mãos seguram a perna e ao soltar o ar flexione o tronco, levando a cabeça em direção ao joelho. Eleve o tronco e repita para o outro lado.

Por:Revista VivaSaúde Especial Gastrite/ Adaptação: Letícia Maciel



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