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Pilates para a mente e o corpo

Publicado em 04 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Indicado para tratar várias patologias e lesões, o pilates é também reconhecido como um tipo de condicionamento que beneficia mente e corpo



Texto: Cristina Almeida / Foto: Shutterstock / Adaptação: Ana Paula Ferreira

O pilates não tem contraindicações, porém há casos que exigem avaliação do instrutor,

que deve ser quali?cado. Foto: Shutterstock

Imagine um enfermeiro preocupado em reabilitar pacientes feridos em um hospital para combatentes da I Guerra Mundial. Usando a imaginação, e com o auxílio de camas hospitalares, Joseph Pilates, idealizou um programa de exercícios capazes de alongar e ?exibilizar o corpo.  Passado quase um século desse evento, o método Pilates hoje é considerado uma prática corporal capaz de promover equilíbrio físico e mental, pois tem como base a respiração, o controle, a concentração, a precisão e a ?uidez.
Os benefícios são o alinhamento da postura, maior equilíbrio e coordenação, redução do estresse, alívio de dores crônicas, fortalecimento e ?exibilidade dos músculos, entre outros. A ?sioterapeuta Solaine Perini, presidenteda Associação Brasileira de Pilates (ABP), a?rma que a técnica pode ser praticada por todos, incluídos idosos e crianças, porque uma de suas características é o impacto zero.
Embora não existam contra indicações, há casos que exigem avaliação do instrutor, que deve ser quali?cado. O técnico precisa ser criterioso e muitas vezes trabalhar em conjunto com um médico, especialmente quando as pessoas estão em fase pós operatória ou nos primeiros meses de uma gestação. Essas são contra indicações relativas que não devem ser desprezadas. “A saúde do paciente deve ser a prioridade de ambos”, diz a especialista. “Como dizia Pilates, não existe exercício errado nessa prática. Existe a pessoa errada para um determinado exercício”, conclui.

 

Tipos de Pilates

Metodo pilates original, clássico ou ortodoxo
Aplica todos os ensinamentos transmitidos pelo idealizador da técnica. Nos exercícios de solo (Mat) e em certos equipamentos, as sequências devem repetir as respectivas fases de transições, interligando um exercício ao outro, sem mudar a postura, trabalhando o corpo como um todo. Nos equipamentos em que não são exigidas sequências, aplicam-se exercícios em séries, que se caracterizam pelo uso de determinado grupo muscular, de acordo com o objetivo primário do praticante, que pode necessitar de reabilitação ou condicionamento físico.

Método pilates evolution ou moderno
Nessa modalidade, se agregam ao método clássico outras técnicas. Por isso o uso de diversos meios é admitido, e eles podem ser aplicados durante uma mesma sessão, sem sequências pré- determinadas, assim como de forma aleatória ou até fragmentada.



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