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Saiba escolher o tênis ideal para corrida e caminhada

Publicado em 03 de Sep de 2013 por Ingrid Tanii | Comente!

A escolha certa do calçado diminui o impacto e afasta o risco de lesões no calcanhar e joelhos



Texto: Romulo Osthues/ Foto:Shutterstock/ Adaptação: Ingrid Tanii 

O tênis ideal evita o risco de lesões no calcanhar e joelhos

Foto:  Shutterstock

Quando o assunto são as tendências para a prática de corridas, calçados minimalistas e pés nus estão em alta. Isso porque alguns estudos sugerem que essas opções diminuem o impacto e afastam o risco de lesões no calcanhar e joelhos.

 

Segundo Sarah Ridgem, especialista em ciência do movimento e professora da Brigham Young University (EUA), “trocar os tênis tradicionais pode aumentar a força dos músculos intrínsecos dos pés, o que se verificaria por meio de uma alteração em seus arcos. Mas tal fortalecimento é difícil de ser mensurado”.

Sarah dirigiu um estudo que será apresentado no encontro anual do  American College of Sports Medicine (ACSM), em 2014. Nele, foram observados corredores que aceitaram fazer a transição pelo período de 10 semanas.

Os resultados não evidenciaram diferenças na altura dos arcos em nenhum dos grupos. “Tais conclusões levam a crer que seria necessário mais tempo para notar esses efeitos”, diz.

Apesar disso, a especialista afirma ser comum identificar essa mudança em corredores que usavam palmilhas e adotaram os novos tênis.

 



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