4 exercícios para evitar a osteoporose - CLÍNICA GERAL - Viva Saúde
assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

4 exercícios para evitar a osteoporose

Publicado em 22 de Feb de 2018 por Isis Fonseca | Comente!

Aprenda a fazer alguns execícios em casa para fortalecer a estrutura óssea


  • 1- Fortalecer as costas

    Postura inicial: deitado de bruços, com a testa apoiada sobre as mãos unidas (1A).

  • 1- Fortalecer as costas

    Execução: pressione os membros inferiores e eleve as pernas (1B).

    Respiração: expire quando elevar as pernas e inspire ao descer.

  • 2- Alinhamento da postura

    Postura inicial: deite-se de barriga para baixo, com as pernas paralelas.

    Execução: com os cotovelos flexionados e punhos fechados, estenda o tronco (2A).

  • 2- Alinhamento da postura

    Flexione os joelhos, levando o calcanhar em direção aos glúteos. Faça o mesmo com a outra perna (2B).

    Respiração: inspire ao flexionar o joelho direito, e expire na flexão do esquerdo.

  • 3- Trabalho para os quadris

    Postura inicial: de lado, estabilize a pélvis, apoie uma mão à frente do corpo, no chão, e use a outra como base para apoiar a cabeça (3A).

  • 3- Trabalho para os quadris

    Execução: eleve a perna até a altura do quadril, movimente-a para frente e para trás (3B).

    Respiração: inspire ao chutar para frente e expire ao voltar com a perna.

  • 4- Força para os braços

    Postura inicial: sobre quatro apoios — braços estendidos e punhos alinhados ao solo e nas pontas dos pés (4A).

  • 4- Forças para os braços

    Execução: eleve uma das pernas, mantendo o quadril suspenso, e retorne à posição do início. Repita o movimento com a outra perna (4B).

    Respiração: inspire ao elevar a perna e expire ao descer.

Se exercitar também previne que futuramente você desenvolva a osteoporose. Veja exercícios práticos e fáceis para realizar na sua casa e no dia a dia. Em todas as séries, as repetições variam entre 8 e 10 vezes e o controle da respiração é um ponto essencial.

 

*Por Ivonete Lucirio com colaboração de Larissa Maruyama | Modelo Fabiana Marques, fisioterapeuta e instrutora de pilates em Nova York | Fotos Fabrizio Pepe | Adaptação Isis Fonseca.

 

Garanta sua Revista VivaSaúde Ed. 176

Assine já e garanta 6 meses grátis de outro título

 

 

 

 

 



COMENTE!