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Alimentos que pioram a enxaqueca

Publicado em 16 de Feb de 2018 por Isis Fonseca | Comente!

Alguns alimentos podem estimular sintomas de dor se consumidos com frequência, confira!



Alimentos que pioram a enxaqueca

Os inimigos do seu cérebro costumam estimular os sintomas de dor, alterar o calibre dos vasos sanguíneos da região craniana, aumentar a intensidade da dor, deflagrar crises ou levar a situações estressantes. Acompanhe o ranking dos alimentos que pioram a enxaqueca:

1. Alimentos gordurosos

Eles são fonte de ácidos, como o oleico, que podem causar contração dos vasos e, assim, promover a enxaqueca. Leite e derivados, também estimulam os sintomas da dor, pois possuem tipos de proteínas causadoras de alergias, como a caseína. Evite, principalmente, os de cor amarela.

2. Embutidos

Salame, linguiça, salsicha, presunto... Alimentos embutidos são fontes de nitrato, que pode alterar o calibre dos vasos e desencadear a dor de cabeça, como alerta a nutricionista clínica Natércia Ribeiro (PR).

3. Cafeína

Café, refrigerante, chá preto ou energético podem gerar abstinência, irritabilidade e, consequentemente, dor. Combinados a medicamentos que já contenham cafeína, como alguns analgésicos, podem agravar as cefaleias.

4. Álcool

Bebidas alcoólicas possuem histamina e tiramina, que podem agravar os sintomas da dor. A cerveja, assim como demais alimentos fontes de aminas (chocolate e queijo, por exemplo), possui outro agravante: altera o calibre dos vasos, piorando a dor de cabeça.

5. Adoçantes

Componentes dietéticas, como o aspartame, promovem a ação de metabolizar a fenilalanina, substância que pode desencadear a enxaqueca. Bebidas produzidas com adoçantes, como os refrigerantes, também criam o mesmo efeito.

Uma pesquisa publicada em 2012 no The American Journal of Clinical Nutrition sugere que adoçantes à base de aspartame podem causar problemas neurológicos e cânceres. E nem mesmo adoçantes naturais, como a estévia, é livre de perigos.

O açúcar branco ou mascavo é considerado o adoçante mais seguro; porém, para evitar o risco de obesidade, consuma-o em doses moderadas. Vale lembrar que alimentos em versão diet, como gelatinas, sorvetes e balas, também possuem altas doses de aspartame, e por isso, devem ser evitados.

Outro componente industrializado nocivo para as dores é o glutamato monossódico, presente em diversos alimentos, como temperos, macarrão instantâneo, caldos prontos, salgadinhos, bolachas salgada e sopas prontas.

 

 

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*Reportagem, redação e edição de texto Douglas Galan | Foto Shutterstock | Adaptação Isis Fonseca.

 

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