assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Ciscos nos olhos

Publicado em 20 de Mar de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

O olho é uma região sensível, que facilmente pode ficar debilitada se atingida por um corpo estranho, como areia ou pedrinhas.



Texto: Fernanda Emmerick / Foto: Divulgação / Adaptação: Ana Paula Ferreira

Procure um oftalmologista caso o incômodo continue. Só ele pode avaliar a gravidade e checar

se o objeto não ficou parado nas pálpebras. Foto: Divulgação

Um vento forte ou um passeio na praia, a qualquer momento algum objeto estranho, como areia ou pedrinhas, pode entrar nos olhos e gerar muito incômodo. A primeira coisa é não esfregá-los e tomar bastante cuidado. Depois, siga os procedimentos indicados:

•    Antes de manusear os olhos, lave bem as mãos;
•    Limpe a região com água corrente ou colírio;
•    Caso não melhore, procure um oftalmologista para avaliar a gravidade e checar se o objeto não ?cou parado nas pálpebras;
•    Se não encontrar o cisco facilmente, abaixe a pálpebra inferior e puxe a superior, delicadamente por meio do cílio, e pisque para tentar retirá-lo;
•    Fique atento se for usuário de lentes de contato!Deve-se retirar e não voltar a usá-las até que o olho volte ao normal.

 

Quando é mais grave!

Se o objeto deixar um machucado na região ocular, pode acarretar uma abrasão da córnea, que se trata de um componente incrustado no local. O oftalmologista é o único que pode retirar e indicar colírio lubri?cante ou pomadas antibióticas. Se cair algum produto químico no olho, também não se deve esfregá-lo e, sim, lavar o local com água limpa abundantemente. Após isso, vá ao médico e leve um frasco do produto em questão com você.

 



COMENTE!