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Como evitar dores nos quadris

Publicado em 10 de Jun de 2012 por Leticia Maciel | Comente!

Essa região do corpo, muitas vezes, sofre dores e desconfortos. Aprenda exercícios e como previnir doenças nos quadris.



Texto: Samantha Cerquetani/ Ilustração: Luiz Lentini/ Adaptação: Letícia Maciel

Para evitar dores e doenças nessa região, os especialistas concordam: é preciso manter uma
atividade física e praticar exercícios com regularidade. Ilustração: Luiz Lentini.

Responsáveis por conectar as pernas ao tronco, as articulações do quadril  sustentam todo o corpo e são capazes de realizar uma grande amplitude de movimentos. Para Marcelo Godoi Cavalheiro, ortopedista da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), apesar de ser comum as pessoas usarem o termo “quadril”, a forma correta de se referir a essa parte do corpo é quadris (esquerdo e direito). Isso porque “cada um deles é formado pelo ‘encaixe’ da cabeça do fêmur, o osso da coxa, no acetábulo, cavidade da pelve (bacia), que conta também com a presença de muitos ligamentos, tendões, bursas, fáscias (tecidos que compõem os músculos) e toda musculatura ao seu redor”, explica.

Como prevenir

Para evitar dores e doenças nessa região, os especialistas concordam: manter uma atividade física e praticar exercícios com regularidade é a melhor forma de preservar essa região. Para Cavalheiro, é importante lembrar que trabalhar toda essa musculatura com exercícios fortalece os músculos e evita lesões. “O equilíbrio muscular vai proteger a articulação e contribuir para uma maior estabilidade e um melhor funcionamento. Tudo que é mais estável funciona melhor e, portando, gasta menos e se lesa menos”, afirma.
Com os exercícios, a própria musculatura fica responsável por absorver parte do impacto da caminhada. A articulação fica mais estável, sobrecarregam-se menos os ligamentos e a cartilagem, poupando essa estrutura. E segundo ele, “grande parte das lesões tratadas poderia ser evitada com a correta prevenção. Ela engloba desde a obtenção do equilíbrio muscular, a orientação sobre treinos, nutrição, vestuário e tênis, técnicas específicas, check-up, avaliação médica e exames e repouso adequado, por exemplo”. Para quem já sente muita dor, a fisioterapia é a estratégia mais indicada, pois fará que essa articulação ganhe força e mobilidade. “Exercícios de fortalecimento dos músculos dos glúteos deveriam ser realizados, inicialmente, sem a descarga do peso corporal. Nessa fase, atividades aquáticas, como hidroginástica e natação, podem ser benéficas para o alívio da dor, manutenção da condição cardiorrespiratória e aumento da mobilidade do quadril”, relata Baldon.



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