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Como se hidratar durante o verão

Publicado em 02 de Jan de 2015 por Marília Alencar | Comente!

Cuidado com a hidratação! Na estação mais quente do ano, é preciso consumir menos sal e mais água



Texto André Bernardo / Foto: Shutterstock/ Adaptação: Marília Alencar 

Hidratação no verão
(Foto: Shutterstock)

Chás, sucos ou refrigerantes? Ainda não inventaram nada melhor para matar a sede e hidratar o organismo do que a água. Há estudos que afirmam :uma pessoa pode ficar até 40 dias sem comer, mas sobrevive apenas 72 horas sem ingerir água. “No verão, é importante beber água várias vezes ao dia, mesmo se você não estiver com vontade. A sede já é sintoma de que o organismo está ficando desidratado”, alerta a nutróloga Regina Mestre, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Água decoco é outra excelente alternativa de hidratação. Principalmente para quem pratica exercícios físicos”. Todos os dias, o corpo humano elimina cerca de dois litros de água, através do suor, da urina e da respiração.

Para evitar a desidratação, os médicos aconselham que seja consumida a mesma quantidade de água – o equivalente, em média, a oito copos. Deste total, pelo menos um deveria ser tomado em jejum, e outro, ao dormir. “Não há um consenso sobre a quantidade ideal de água a ser consumida por dia, porque isso varia de indivíduo para indivíduo. No entanto, ela deve ser proporcional à quantidade eliminada. Acontece que os indivíduos transpiram de maneira diferente. Uns mais. Outros menos”, pondera a endocrinologista Vânia Maria da Costa, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). 

Mas, como saber se estamos desidratados? Simples. Basta verificar a cor da urina ou do suor. “A urina tem de estar clara e transparente. Se estive rmuito amarela, cheirando mal, ou quente, é sinal de que o indivíduo está desidratado”, avisa o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A cor do suor também serve de parâmetro. Se a transpiração deixar uma mancha amarelada nas camisetas de cor branca, na região próxima das axilas, cuidado: é sinal de que algumas substâncias, como a ureia, estão muito concentradas no organismo. Já as bebidas isotônicas só devem ser ingeridas por quem pratica mais de 90 minutos de exercício físico por dia. “Elas funcionam como repositor esenergéticos. Por isso, só são recomendadas para quem perde muito sódio, potássio e magnésio. Caso contrário, o consumo pode sobre carregaros rins”, ressalva Regina.

Revista VivaSaúde / Edição 81



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