assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Conheça dicas para ter boa postura

Publicado em 17 de Nov de 2014 por Clara Ribeiro | Comente!

Os métodos posturais, o alongamento e os esportes são as melhores maneiras de abordar e prevenir a dor. Conheça mais dicas de um especialista



Texto: Karina Fusco / Foto: Fabrizio Pepe / Adaptação: Clara Ribeiro

Até o modo de dormir e se levantar da cama influenciam em sua postura. Saiba mais
Foto: Shutterstock 

Apesar da ajuda dada por analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e corticoides, prevenir a dor nas costas ainda é o melhor remédio. Mesmo em tempos de tamanha correria no cotidiano, é necessário encontrar brechas na agenda para cuidar da saúde e do bem-estar. Por mais difícil que possa parecer, na rotina, devem ser encaixados horários para se exercitar, momentos para selecionar melhor os alimentos que ajudam a evitar as crises, e, sobretudo, a aquisição do hábito de prestar mais atenção aos erros de postura e movimentos, seja em casa, no carro ou no trabalho, e evitá-los.

já teve qualquer tipo de dor nas costas sabe como é angustiante conviver com ela, e também como é bom poder esquecer sua existência nos períodos de conforto quando se está livre dela. Todos os especialistas consultados concordam que, para deixar esse problema no passado, consciência corporal e reeducação postural são fundamentais. Assim como conhecer bem o tipo de dor e suas causas. Prevenção é palavra de ordem para que o desempenho nos estudos e no trabalho e a qualidade de vida não sejam afetados. “As dores nas costas são primeiro tratadas clinicamente com mudanças comportamentais, atividades físicas regulares e eventualmente medicações”, reforça o neurocirurgião Vinicius Benites, da Unifesp.

Veja mais dicas para melhorar a postura:

Para que não se chegue ao estágio de tratamento, o clínico geral do Hospital Federal de Andaraí (RJ), Antônio Carlos Seda, defende que a prevenção deve começar ainda na infância. “Além das recomendações, principalmente em relação à manutenção do peso ideal e à prática de exercícios físicos, tanto crianças como adultos devem distribuir equilibradamente o peso ao carregar bolsas e mochilas, além de deitar e sair da cama sempre corretamente.

Ou seja, para deitar, primeiramente, sente na borda da cama, deitando de lado com o apoio do cotovelo e da mão e, simultaneamente, levando as pernas até a cama. “A postura mais adequada para dormir é de lado, e o travesseiro deve ter altura necessária para manter o pescoço reto e alinhado. Um travesseiro entre as pernas também ajuda a manter uma melhor postura durante o sono.”

Revista VivaSaúde - Especial Dor nas Costas



COMENTE!