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Dicas de hábitos para reduzir o colesterol

Publicado em 24 de Dec de 2014 por Marília Alencar | Comente!

Acerte na escolha! Quase metade dos brasileiros já ultrapassou os limites saudáveis e boa parte nem sabe disso. Os desatentos correm sério risco: o acúmulo de gordura nas artérias predispõe ao infarto cardíaco. Por isso, listamos algumas dicas de hábitos que reduzem o colesterol ruim e aumentam o bom



Texto Rita Trevisan / Foto: Shutterstock/ Adaptação: Marília Alencar 

Hábitos que reduzem o colesterol

(Foto: Shutterstock)

A simples mudança de hábitos fornece resultados no tratamento do colesterol. “É possível observar uma redução em até 50% no nível de triglicérides e em até 15% nas taxas de LDL”, diz Rosana Perim Costa. Confira as dicas dos profissionais:

APOSTE

Laticínios desnatados deram um salto de qualidade nos últimos anos, possibilitando a ingestão de proteína e cálcio sem a gordura saturada;

Alimentos ricos em fibras — cereais integrais, frutas e verduras — ajudam a reduzir a absorção do colesterol;

Leguminosas — entre elas o feijão — são uma das mais importantes fontes de proteína vegetal e podem substituir as carnes vermelhas;

Óleos vegetais — como os de canola —, utilizados no preparo dos alimentos,fornecem gorduras boas, os ômegas 3 e 6;

Produtos suplementados com fitosteróis são benéficos, quando aliados a uma dieta saudável. Eles contribuem para diminuir a absorção do colesterol.“Vários estudos científicos mostraram que esses alimentos reduziram de 10% a 14% os valores do LDL. Esse efeito foi conseguido com a utilização de 3 g de fitosteróis ao dia, o equivalente a uma colher de sopa cheia de margarina enriquecida”, explica a médica Ellen Simone Paiva.

EVITE

Carnes vermelhas, principalmente os cortes gordos como a picanha, o cupim, o contra filé, as costelas e a linguiça. “A gordura também está na fibra. Por isso, as carnes são perigosas mesmo quando a gordura aparente é retirada durante o preparo”, avisa o cardiologista Antonio Mendes Neto;

Frituras, especialmente com gordura hidrogenada, como as batatas fritas;

Bacon, pois contém grandes quantidades de gordura saturada;

Queijos amarelos, muito utilizados em pizzas, massas, gratinados, saladas, lanches e fast-foods, também são campeões de gorduras ruins;

Alimentos industrializados, pois são ricos em gordura hidrogenada — em especial bolos e achocolatados prontos, sorvetes de massa e biscoitos.

Revista VivaSaúde/ Edição 80



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