assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

O que é Tuberculose?

Publicado em 01 de Apr de 2013 por Ana Paula Ferreira | Comente!

Entenda tudo sobre a tuberculose, doença infectocontagiosa causada por uma bactéria, e que leva semanas para demonstrar os sintomas iniciais



Texto: Fernanda Emmerick / Foto: Divulgação / Adaptação: Ana Paula Ferreira

O primeiro e mais importante sinal da tuberculose é a tosse recorrente. Além dele, é comum

o aparecimento de febre, perda de peso e sudorese noturna. Foto: Divulgação

Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que pode afetar diversos órgãos, como os rins e até mesmo a pele, sendo um dos principais o pulmão. A doença pode ser confundida com a pneumonia. Essa, porém, se desenvolve de maneira mais rápida, em algumas horas, enquanto a tuberculose é mais vagarosa, levando semanas para demonstrar os sintomas iniciais.
O primeiro e mais importante sinal da tuberculose é a tosse recorrente. Quando ela acontece por mais de três semanas, deve-se fazer o exame de escarro imediatamente. Além disso, é comum o aparecimento de febre, principalmente durante a noite, perda de peso e sudorese noturna.
O exame de escarro é o primeiro passo para se obter conhecimento sobre a doença. Nele acontecerá a coleta de um catarro logo pela manhã e será feita uma análise para que se possa checar se uma bactéria chamada bacilo de Koch está realmente presente no organismo. No caso de um resultado positivo, serão necessárias também uma radiogra?a do tórax e uma avaliação completa do histórico clínico do paciente.

A prevenção da tuberculose consiste na tentativa de identi?car quem tem o mal para evitar que a bactéria seja passada adiante. Caso a suspeita seja validada, as pessoas mais próximas do infectado devem fazer radiogra?as de tórax e teste de escarro. Um novo tratamento, que dura somente três meses, é feito com uma combinação de dois antibióticos e reduz a chance de incidência da doença naqueles que ainda não a manifestaram.
Os medicamentos para combater a tuberculose precisam ser tomados de maneira rigorosa, diariamente, durante seis meses. Nos primeiros dois meses o total é de quatro remédios diferentes ao dia, enquanto nos meses restantes tal quantidade cairá pela metade. É importante ter consciência e manter uma boa alimentação, além de dar atenção especial para aqueles pacientes que são desnutridos ou os que sejam portadores do vírus HIV.

 



COMENTE!