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Aprenda a avaliar sua frequência cardíaca

Publicado em 10 de Mar de 2015 por Clara Ribeiro | Comente!

Especialista explica como usar os batimentos do coração para regular a carga de atividades físicas



Texto: Páblius Braga, médico do Esporte do Hospital 9 de Julho (SP) / Colaborou: Romulo Osthues / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro 

Aprenda a avaliar sua frequência cardíaca

Foto: Shutterstock

Você já se perguntou como o seu coração responde às atividades físicas? Você usa o batimento cardíaco para regular a sua carga de exercícios? A boa avaliação do esforço é capaz de orientá-lo, assim como as informações obtidas durante o treino. Ao realizar uma atividade, a frequência cardíaca aumenta gradativamente, mesmo que você não se canse. A partir de certo momento, a respiração ficará mais rápida para sustentar o esforço, e os batimentos terão frequência mais alta: entre 170 e 180 batidas por minuto (bpm).

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Não se alarme se subir além do esperado, apenas tenha a sensação de que a prática não o leve à exaustão ou ao cansaço intenso. Outra dica é observar o retorno das batidas após atividade intensa: passados três minutos de recuperação, ele deve estar próximo ao ritmo de quando o treino começou. Se isto não ocorrer, diminua seu ritmo. O aproveitamento será melhor. Bons treinos!

Revista VivaSaúde - Edição 136



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