assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Meu filho pode fazer musculação?

Publicado em 22 de Jun de 2014 por Leticia Maciel | Comente!

A musculação não é indicada para crianças. Mas existem atividades físicas que ajudam a fortalecer os ossos e estimula o crescimento



Texto: Diego Benine/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

O reforço muscular é indicado para crianças a paritir dos seis anos de idade para fortelecer os
ossos e desenvolver o crescimento 
Foto: Shutterstock  

A palavra musculação evoca a ideia de utilizar aparelhos para definir o corpo. Esta atividade não é recomendada para crianças. Contudo, os pequenos que praticam esportes, danças ou artes marciais podem fazer exercícios específicos para ganhar força e, dessa forma, melhorar sua performance.

Veja algumas brincadeiras saudáveis para os filhos

É o chamado reforço muscular, que pode ser feito a partir dos seis anos de idade. “São exercícios que utilizam o próprio peso da criança para fortalecê-la , como abdominais, flexão de braço, pilates e ginástica”, explica Ana Paula Simões, ortopedista pediátrica do Hospital Infantil Sabará (SP). Segundo ela, o ritmo das atividades não varia conforme o sexo da criança antes da puberdade, pois a massa corpórea dos meninos e das meninas é a mesma. Na adolescência, porém, os meninos tendem a suportar mais peso. A médica ressalta que este tipo de musculação não apenas fortalece os ossos, como também estimula o crescimento, ajuda no controle do colesterol, aumenta a flexibilidade dos membros e melhora a autoestima – desde que orientado por um especialista. “Os pais não devem levar seus filhos a uma academia do bairro, mas sim procurar profissionais que tenham formação específica com crianças ou academias voltadas ao público infantil.”

 

 

Revista VivaSaúde Edição 116

 



COMENTE!