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Açaí para ter mais disposição

Publicado em 30 de Jul de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Saiba quais são os benefícios dessa fruta que é a cara do Brasil



Texto: Marcela Carlini/ Foto: Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel

Além de aumentar a disposição, o açaí previne o aparecimento de doenças do coração
Foto: Danilo Tanaka

Cuidado ao comer

Considerando que a fruta é rica em carboidrato, não deve ser ingerida em excesso para não comprometer o peso corporal. Entretanto, consumir com moderação não oferece riscos. Pessoas sedentárias devem evitar o famoso açaí na tigela, pois os ingredientes adicionados à polpa o tornam muito calórico. Quem deseja perder peso deve esquecer a combinação açaí com banana e granola. Nesse caso, use apenas a polpa para fazer sucos

Ajuda a dar mais energia para a atividade física

Como já foi dito anteriormente, a fruta é rica em carboidrato, substância presente em alguns alimentos, que fornece a energia necessária para suportar o esforço durante e após o exercício físico. Este nutriente também tem um papel fundamental após a sua execução, para a formação da massa muscular. Assim, recomenda-se ingerir o suco de açaí antes da prática das atividades e a polpa com granola depois do exercício, pois repõe as vitaminas, minerais e glicogênio muscular. No entanto, as pessoas que fazem dieta de redução de peso devem consumir essa combinação de polpa e suco moderadamente, pois ela é muito mais calórica

Não transmite a doença de chagas

O açaí que passar pela correta pasteurização — tratamento térmico que envolve aquecimento e rápido resfriamento — consegue eliminar o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas. Apenas o açaí mal higienizado possui o risco de transmitir a doença. Vale lembrar que o produto industrializado, consumido nas grandes cidades, passa pelos processos de higienização  pasteurização, logo, não oferece riscos.

É fonte de ferro

O açaí é muito rico em ferro, porém esse mineral não é absorvido pelo organismo com facilidade. Para melhorar seu aproveitamento, o consumo de frutas cítricas (laranja e mexerica), ricas em vitamina C, é recomendado. O açaí também é boa fonte de fibras manganês, cobre, cálcio, magnésio, proteínas e potássio. Possui ação antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce.

Faz bem ao coração

A gordura presente no açaí é saudável, semelhante à encontrada no azeite de oliva. Conhecida como monoinsaturada, ela faz bem a todo o sistema cardiovascular e previne o desenvolvimento de doenças do coração. Além disso, a fruta é repleta de fibras alimentares e fitoesteróis, que também contribuem para o bom funcionamento deste órgão vital.

Poucas calorias

Só para comparar, 100 g de açaí têm em média 65 calorias. É o mesmo que 100 g de manga ou de maçã, e bem menos que 100 g de banana (105 calorias) ou de abacate (162 calorias). O que torna o açaí bastante calórico é a adição de outros ingredientes no preparo da polpa, como açúcar, xarope de guaraná, banana e granola.

 

Revista VivaSaúde Edição 116



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