assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Alimentos que ajudam a prevenir a gripe

Publicado em 09 de Nov de 2013 por Ingrid Tanii | Comente!

Os peixes gordurosos são ricos em ômega 3 e sua principal função é o poder anti-inflamatório. Confira



Texto: Tamiris Côbero/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Ingrid Tanii

                O morango é rico em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico 

                                                        Foto: Shutterstock

1. Alimentos como a laranja, tangerina, abacaxi, maracujá, acerola e morango, tomate e brócolis, são ricos em vitamina C. Consumir de 3 a 5 porções dessas frutas ao dia é o ideal. Mas cabe um alerta: “A vitamina C é sensível à luz, calor e ao oxigênio. Por isso, as frutas devem ser consumidas extremamente frescas”.

2. O intestino precisa funcionar bem, pois é lá que começa a defesa do organismo. Inclua probióticos à dieta (iogurte e leite fermentado).

 3. Linhaça, chia e peixes gordurosos – salmão, truta, cavalinha, atum e sardinha são ricos em ômega 3 e sua principal função é o poder anti-inflamatório. Coma uma porção de peixe duas ou três vezes por semana. Já a linhaça e a chia podem ser consumidas todos os dias em vitaminas, ou adicionadas à refeição.

4. As folhas verde-escuras (rúcula e agrião), fontes de ácido fólico, constituem excelentes opções para fortalecer o sistema imunológico. A quantidade mais apropriada é de 250 g (1 xícara de chá) por dia. Para conservá-los, guarde-as na geladeira.

5. O alho, além de sua conhecida função hipotensora e hipoglicemiante, possui propriedade de estímulo ao sistema imunológico e ajuda o organismo a se defender de microrganismos. Pode ser usado para acalmar a tosse e combater sintomas de doenças crônicas respiratórias.

Revista VivaSaúde Ed. 121



COMENTE!