assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Alimentos que deixam a vida mais feliz

Publicado em 03 de Jan de 2014 por Leticia Maciel | Comente!

Tristeza, estresse, falta de energia e irritabilidade — sintomas capazes de atrapalhar a rotina de tanta gente — podem ser combatidos com eficácia. Conheça os alimentos que podem melhorar a sua vida trazendo a felicidade


  • Aveia

    Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.

  • Espinafre

    O potássio e o ácido fólico auxiliam no combate à depressão. O magnésio, o folato e as vitaminas A e C estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

  • Laranja

    O poder da vitamina C, do cálcio e do complexo B estimulam o funcionamento do sistema nervoso. O cálcio é eficiente no combate ao estresse e no relaxamento muscular. A fruta ainda hidrata e previne a fadiga.

  • Grão-de-bico

    A leguminosa é cheia do aminoácido triptofano, uma maravilha para a produção de serotonina, que traz sensações agradáveis, como felicidade e bem-estar.

  • Chocolate

    Segundo Wilza Peres, da UFRJ, é fonte de triptofano (precursor da serotonina), teobromina (tem efeito estimulante como a cafeína) e magnésio (melhora o mau humor). Também possui minerais importantes como cobre, manganês e magnésio — nutrientes que ficam em falta no período pré-menstrual. Mas deve ser consumido com moderação, pois é um alimento rico em gorduras.

  • Pimenta

    Leva à sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido) que estimula as terminações nervosas da língua, aumentado a produção de endorfinas. As mais adequadas para melhorar o humor são a pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta.

  • Ovo

    Conta com a tiamina, niacina, ácido fólico e aceticolina. A carência da aceticolina pode causar apatia, tensão e até perda da memória.

  • Mel

    É um ótimo alimento energético porque contém açúcares que são facilmente absorvidos pelo organismo. Além disso, possui alguns minerais como o potássio, que tem ação antidepressiva, e o cálcio, que ajuda a acalmar os ânimos.

  • Leite

    Possui vitaminas do complexo B, cálcio e proteínas que aliviam a tensão. Mantém a taxa de glicemia, diminuindo a fadiga. Também é uma boa fonte de triptofano.

  • Banana

    Cheia de vitamina B6, fornece energia e, graças aos carboidratos, potássio, magnésio e biotina, ajuda a diminuir a ansiedade e a garantir um sono tranquilo. É uma ótima opção para um lanche rápido. De acordo com pesquisas do Food and Nutrition Research Institute das Filipinas, principal centro de investigação na área de Nutrição do país, a banana ajudaria no combate ao mau humor, pois estimula o organismo a fabricar serotonina.

  • Óleos vegetais

    Fontes de vitamina E, esse nutriente, segundo Bárbara Sanches, traz benefícios contra os sintomas emocionais da TPM.

  • Uva

    Melhora o funcionamento do sistema nervoso. Atua como antioxidantes e retarda o envelhecimento precoce. Possue boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonoides e carboidratos.

  • Peixes

    São boas fontes de ômega 3, uma gordura saudável que está envolvida na prevenção de algumas doenças psiquiátricas, tais como depressão e demência. “Dietas pobres nessa gordura estão associadas ao mau humor”, explica Wilza Peres. A sua fração DHA (ácido docosahexaenóico) faz parte das membranas cerebrais e sua deficiência pode levar a menor renovação dessas membranas, acelerando o envelhecimento cerebral.

  • Alface

    O talo contém lactucina, uma substância de ação calmante. Segundo a nutricionista Danielli Botture, também é rica em folato, cuja falta pode causar sintomas de depressão, confusão mental e cansaço. Um estudo da Universidade Harvard indicou que a salada de alface consumida diariamente diminuiria a agressividade.

  • Frutos do mar

    Dois minerais presentes na comida que vêm do mar podem mudar o funcionamento cerebral e o estado de espírito. O zinco estimula a atenção e a memória. O selênio pode evitar a depressão.

  • Carne

    Seus aminoácidos fazem o cérebro trabalhar melhor. “É uma boa fonte de niacina, uma vitamina do complexo B que, quando em falta no organismo, pode causar sintomas de depressão”, completa Danielli. Também contribui com o ferro, mineral que, em níveis baixos, deixa a pessoa apática e triste, com falta de concentração e desanimada.

Texto: Françoise Gregório/ Fotos: Shutterstock/ Fabio Mangabeira/ Adaptação: Letícia Maciel

Revista VivaSaúde Edição 66



COMENTE!