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Aveia para prevenir a retenção de líquidos

Publicado em 28 de May de 2014 por Leticia Maciel | Comente!

Além de melhorar o funcionamento do intestino, a aveia pode ajudar a controlar o peso. Saiba mais



Texto: Revista VivaSaúde Especial Gordura Abdominal/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

Como retarda a digestão, aumenta a saciedade e diminui a fome ao longo do dia.
Também ajuda a controlar a glicemia e reduz o colesterol
Foto: Shutterstock 

Comparada aos demais cereais, a aveia ocupa o sétimo lugar em área de cultivo e em produção no mundo, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. A produção mundial desse grão é de 50 milhões de toneladas por ano. Cerca de 78% desse total é destinado à alimentação de animais, e apenas 18% ao consumo humano. Com todas as vantagens que esse alimento pode oferecer à saúde, o ideal é que fizesse parte da dieta humana com mais frequência.

Rica em vitaminas do complexo B, vitamina E, ferro, magnésio, zinco, cobre e manganês, além de a aveia auxiliar na síntese da serotonina, atua também como antioxidante e ajuda a melhorar a oxigenação e a produção de energia no cérebro. “Devido a todos esses componentes, a aveia melhora a autoestima, o humor, a disposição e diminui a vontade de comer doce. Também auxilia no funcionamento do intestino e causa maior saciedade”, afirma Gabriela Passoni.

Os cereais integrais, de maneira geral, são ricos em vitaminas do complexo B, que compreendem as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12 e B9 (ácido fólico) e biotina, fonte também de fibras alimentares e antioxidantes. Esses nutrientes dão energia, pois são fonte de carboidratos, e favorecem o aumento do triptofano, essencial para a síntese de serotonina que promove a sensação de bem-estar. Além disso, a aveia é rica em melatonina, hormônio responsável por manter a boa qualidade do sono; e potássio, mineral que modula a pressão arterial e previne a retenção de líquidos.

COMO CONSUMIR 

Outra grande vantagem desse cereal é sua versatilidade, que facilita o consumo diário, garantindo o aproveitamento de seus  benefícios. Ela pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha, sendo utilizada na produção de barrinhas de cereais, pães, granola, mingaus, sopas e até mesmo bolachas. A sugestão dos especialistas é incluir na dieta 1 a 2 colheres (sopa - 20 g) de aveia diariamente.

BOA PARA O INTESTINO, BOA PARA O CORAÇÃO 

Boa parte da serotonina é produzida no intestino, por isso, é fundamental que ele funcione bem para que os níveis desse hormônio no corpo não caiam e seja mantida a sensação de bem-estar. Ao consumir aveia diariamente, suas fibras solúveis ajudam a manter a saúde intestinal. Outro benefício dela está relacionado ao coração. Um estudo realizado pela Unifesp, mostrou que a ingestão diária de aveia está diretamente relacionada com a diminuição no nível de colesterol, protegendo contra doenças cardíacas.

Revista VivaSaúde Especial Gordura Abdominal 

 



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