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Banana para combater os males da ansiedade

Publicado em 30 de Oct de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Rica em tripofano e potássio, a banana combate cãibras e a ansiedade. Saiba como aproveitar os benefícios da fruta que é a cara do Brasil



Texto: Revista VivaSaúde Especial Ansiedade/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel

Experimente consumir a banana aquecida no micro-ondas, cortada ao meio e com um
pouco de canela por cima
Foto: Shutterstock

Impossível alguém encontrar uma fruta mais brasileira do que a banana. Completamente adaptada ao ambiente tropical, as bananeiras são parte essencial da paisagem da América Latina e da África. Mas, apesar de ser considerada uma fruta supercalórica para quem está de dieta, os nutrientes da banana valem todo o prazer de conquistar um pouco mais de energia para consumi-la. O primeiro deles é o triptofano, substância precursora da serotonina, o famoso hormônio do bem-estar que fica em falta durante os momentos em que a ansiedade toma conta.Em duas bananas do tipo prata, temos 146 miligramas dele, uma quantidade considerada significativa. Quando ele vem de fontes vegetais, como uma fruta, não tem outros aminoácidos com os quais possam competir para entrar no sistema nervoso central, onde ele sofrerá a conversão em hormônio. Por isso mesmo, o ideal é obtê-lo por meio da banana. Caso contrário, ele fica apenas circulando pela corrente sanguínea, cumprindo suas outras funções.

Para completar, a banana também é uma excelente fonte de potássio – 100 gramas de banana tipo prata têm 358 miligramas do mineral. Além de ser um nutriente essencial para o funcionamento dos músculos, sempre recomendado para quem tem cãibras, ele também ajuda a facilitar os processos de neurotransmissão e das sinapses nervosas, que estão diretamente relacionados aos mecanismos da ansiedade.

Como consumir

A banana normalmente é consumida in natura, mas uma boa pedida também é consumi-la assada e com canela, deixando-a por um minuto no micro-ondas. Essa variedade de lanche pode substituir um chocolate comum, por exemplo, fazendo mais bem do que mal para o quadro de ansiedade. Isso porque não ativa uma reação de satisfação do tipo superficial em nosso organismo.

Benefícios da banana tipo verde

Muitas pessoas consomem a banana verde por ter diversos benefícios à saúde. Ao cozinhá-la, é possível obter dela a biomassa ou a farinha, as formas mais consumidas desse alimento funcional. Mas por que ele é tão popular? Uma de suas funções está em ter um menor índice glicêmico, pois seu amido demora muito mais tempo para ser absorvido pelo corpo. Por isso, apesar de ser rica em carboidratos, ela não libera tanta glicose para a corrente sanguínea de uma vez só. Além de essa propriedade ajudar quem tem diabetes, isso impede que os açúcares atinjam picos glicêmicos no organismo, evitando o efeito de recompensa rápida, seguido pela sensação de depressão ou ansiedade.

 

Revista VivaSaúde Especial Ansiedade