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Banana para prevenir a hipertensão

Publicado em 03 de Jun de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

A fruta mais popular do país é cheia de nutrientes que combatem a ansiedade e previne a hipertensão. Conheça mais benefícios da banana



Texto: Leonardo Valle/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel

A banana ajuda a controlar a fome e reduz a vontade de comer chocolate
Foto: Shutterstock

Previne a hipertensão

A pressão arterial pode não estar vinculada somente ao consumo excessivo de sódio, mas também à falta de potássio no organismo. Esse mineral — encontrado em abundância na banana — melhora a dilatação dos vasos sanguíneos e colabora com o equilíbrio hídrico do corpo. Sendo assim, para prevenir infartos e derrames provocados pela pressão alta, a dica é reduzir o consumo de sal e produtos industrializados — ricos em sódio — e incorporar a banana nos lanches diários.

Anti-depressiva

A fruta possui na sua composição um aminoácido chamado triptofano, que é um precursor direto da serotonina. Essa substância favorece a comunicação entre os neurônios e está vinculada à sensação de bem-estar. Estima-se que o intestino seja o responsável pela produção de 80% da serotonina, processo que exige ainda a presença de vitamina B6, também encontrada na banana.

Reduz o desejo por doces

Baixas taxas de serotonina estão vinculadas ao desejo por consumir doces e carboidratos. A banana, por fornecer triptofano, ajuda no equilíbrio do neurotransmissor e a reduzir sintomas de ansiedade. Outros benefícios do triptofano é fazer frente contra a insônia e também combater o mau humor.

Controla os níveis de açúcar

Outra ação da inulina é controlar a glicemia. Por ser uma fibra alimentar, ela permanece mais tempo no intestino e controla a fome, evitando a produção desenfreada de insulina. A inulina também estimula a eliminação das gorduras consumidas, evitando que caiam na corrente sanguínea e sejam estocadas como pneuzinhos.


É indicada para atletas

A banana tem lá seus privilégios quando o assunto é a quantidade de carboidrato por porção. Neste caso, ela é maior do que a grande maioria das outras frutas. Resultado: cada unidade encontra-se, aproximadamente, 100 calorias. Mas seu alto valor calórico pode ser facilmente utilizado como “combustível” para as atividades físicas, turbinando o fornecimento de energia para o treino e ainda melhorando o desempenho dos atletas.

Contra a prisão de ventre

Quem realmente possui potencial prebiótico é a banana verde, detentora de uma fibra alimentar chamada inulina. Essa substância serve de alimento para as bactérias benéficas que vivem no intestino, gerando um aumento dessa população de microorganismos. Quando fortalecidas, as bactérias benéficas combatem os micro-organismos danosos e melhoram o funcionamento do intestino, influenciando de forma positiva na absorção de nutrientes e no funcionamento do órgão.

Combate a TPM

Além de reduzir a vontade de comer chocolate, as presenças de triptofano e vitamina B6 ajudam no controle da ansiedade e da irritabilidade, dois sintomas associados à Tensão Pré-Menstrual (TPM). Para completar, o potássio previne a retenção de líquidos e melhora as contrações musculares, queixas comuns de quem enfrenta o problema mensalmente.

 


Revista VivaSaúde Edição 111



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