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Conheça os benefícios e os tipos de arroz e feijão

Publicado em 05 de Sep de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Preferência nacional, a combinação de arroz e feijão leva para a mesa dos brasileiros muitos benefícios. Conheça os variados tipos


  • Arbório

    É uma variante italiana de grão médio, de coloração levemente amarelada e com textura cremosa; é o mais indicado para fazer risoto, pois contém grande quantidade de amido e, em decorrência disso, permanece com a parte central firme, mesmo depois de um longo cozimento.

  • Parboilizado

    O grão inteiro é submetido ao processo de parboilização (deixado em água fervente por 8 horas). Esse processo deixa a casca solta, facilitando a moagem dos grãos. Tem alto valor nutricional, pois as vitaminas são permeadas para o interior do grão, não se perdendo durante a moagem.

  • Integral

    Contém fibras e vitaminas em porções maiores que o polido. É o arroz com maior quantidade de gordura, cerca de 6,6%, sendo esta benéfica à saúde. Possui também uma boa quantidade de minerais.

  • Polido

    Base da alimentação do brasileiro é um alimento rico em carboidratos e pouca proteína. Em combinação com o feijão, forma um composto de aminoácidos mais completo.

  • Feijão AzuKi

    De formato pequeno e avermelhado, é originário do Japão, onde é utilizado na preparação de doces. Aqui, ele é comum na culinária vegetariana em receitas de feijoadas, cozidos, sopas e saladas. É rico em fibras, vitaminas do complexo b e sais minerais (ferro, manganês e zinco).

  • Preto

    Rico em antocianina (antioxidante) e ferro, que é muito bem absorvido quando consumido junto com couve — rica em vitamina c — como na feijoada.

  • Fradinho

    Acredita-se que veio da África tropical. Com ele se faz a massa do famoso acarajé baiano. Também usado em saladas com atum, bacalhau e outros frutos do mar. Tem as mesmas características nutricionais do carioca.

  • Branco

    É rico em cálcio e zinco, importantes para os ossos e a imunidade. É muito utilizado em saladas e cozido com carnes.

  • Carioca

    É o mais consumido no Brasil; além de vitaminas do complexo b, proteínas e fibra, é uma boa fonte de magnésio.

Texto: Françoise Gregório/ Fotos: Fabio Mangabeira/ Adaptação: Letícia Maciel

 

Revista VivaSáude Edição 67



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