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Potássio protege o coração

Publicado em 08 de Jan de 2015 por Clara Ribeiro | Comente!

Aumentar a ingestão de alimentos com potássio e diminuir a de sódio pode melhorar, e muito, a saúde caridovascular



Texto: Sílvia Dalpicollo / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro

Banana, tomate e melão são alimentos ricos em potássio

Foto: Shutterstock

Encontrado em abundância em alimentos como banana, tomate, melão e no sal light (em que o cloreto de sódio é substituído pelo de potássio), o mineral é tido como o mais novo amigo do coração. Uma dieta combinada de alta ingestão dessa substância e redução considerável de sódio pode promover melhorias no sistema cardiovascular. 

Leia mais sobre potássio:

Cinco instituições dos EUA se uniram para avaliar 2.974 pacientes hipertensos. Analisando a quantidade excretada dos dois elementos na urina dos indivíduos, foi possível relacionar a quantidade ingerida com episódios de infarto, pressão alta e acidente vascular cerebral (AVC). Depois, foram feitos dois testes: um com apenas redução no consumo de sódio e outro com a combinação da baixa desse mineral a aumento no potássio. Ponto para o segundo experimento. Quando ele entra na dieta, as chances de problemas cardíacos caíram 50%, enquanto na primeira situação foi de apenas 20%.

Revista VivaSaúde - Edição 72