assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Saiba tudo sobre a biomassa de banana-verde

Publicado em 29 de May de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

A polpa da banana-verde contém nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. Veja como utilizar a biomassa na sua dieta!



Texto: Revista VivaSaúde Especial Gastrite/ Foto: Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel

A biomassa formada pela banana-verde estimula o crescimento de bactérias como os
lactobacilos que ajudam no bom funcionamento do organismo
Foto: Danilo Tanaka

Não basta ser uma das frutas mais consumidas, saborosas e adoradas no Brasil, a banana tem benefícios que vão além do que se imagina. No caso da biomassa formada pela banana-verde, é construído um prebiótico, componente resistente à ação de enzimas, não calórico e que estimula o crescimento de determinadas bactérias, como os lactobacilos. A polpa dessa fruta é conhecida por conter alta concentração de frutose, sacarose, amido e glicose, tudo que será transformado em energia pelo corpo.

Para manter a dieta

Quando verde, ela mantém seus sais minerais e vitaminas (A, B1, B2, fósforo, magnésio, potássio, sódio etc.), ajuda a manter a forma — pois dificulta a absorção de gorduras — e pode ser facilmente aplicada em receitas de purê, bolos e pães. “Os alimentos ricos em minerais como cálcio, zinco, magnésio, sódio e potássio são predominantemente alcalinizantes e atuam como elementos energizantes e neutralizadores de ácidosdo estômago”, finaliza a nutricionista Flávia Pinho.

Modo de usar

A biomassa de banana-verde fica ótima quando usada entre os ingredientes do mingau de aveia, da sopa ou misturada a outro alimento quente. Assim, o sabor fica mais agradável!

Saiba como preparar a biomassa em casa

O composto é vendido pronto em lojas de produtos naturais, mas você mesmo pode preparar em casa essa massa tão benéfica à saúde. Primeiro, coloque as bananas com a casca numa panela de pressão e cubra com água. Deixe cozinhar por 15 minutos e escorra. Retire a casca das bananas e amasse a polpa ainda quente até formar um purê. Está pronto! Procure sempre guardar na geladeira, em um pote com tampa, e use aos poucos. E atenção às calorias: 400 g de biomassa têm 364 kcal.

 

Revista VivaSaúde Especial Gastrite



COMENTE!