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Selênio para combater o envelhecimento

Publicado em 08 de Nov de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

O selênio é o principal mineral que combate o envelhecimento da pele. Veja quais são os alimentos ricos nesse nutriente



Texto: Rita Trevisan/ Foto: Fabio Mangabeira/ Adaptação: Letícia Maciel

 Uma unidade de castanha-do-brasil contém até 250mcg de selênio
Foto: Fabio Mangabeira

Principais funções

Reconhecido como um poderoso antioxidante participa da transformação dos hormônios da
tireoide, reduz o risco de doenças crônicas não transmissíveis, aumente a resistência do sistema imunológico, agindo também na fertilidade masculina. “O mineral pode prevenir processos degenerativos do corpo, diminuindo o risco de doenças inflamatórias, como a aterosclerose. Ele minimiza as chances de formação de células cancerígenas e retarda o processo de envelhecimento”, diz Amanda Epifânio. “Embora mais estudos sejam necessários para chegarmos a um consenso, há diversas pesquisas que apontam uma relação inversa entre seu consumo e a mortalidade causada pelo câncer, especialmente de fígado, estômago, pulmão, cólon e próstata.

O que sua falta provoca

Desenvolvimento de doenças cardiovasculares, agravamento da aterosclerose e risco aumentado de malignidades como câncer, artrite, catarata e alterações na função imune.

Problemas no excesso

Vômito, queda de cabelo, unhas fracas e problemas de pele.

Recomendação diária

55 microgramas (mcg)

Boas fontes

Castanha-do-brasil (1 unidade contém até 250 mcg); carne de caranguejo (em 85 g, 40 mcg); salmão grelhado (1 filé pequeno, 40 mcg); frango grelhado (1 filé pequeno, 20 mcg); carne vermelha grelhada (1 filé pequeno, 17 mcg).

 

Revista VivaSaúde Edição 77



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