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Soja alívio no período da menopausa

Publicado em 31 de Jul de 2015 por Marília Alencar | Comente!

O consumo diário de 25 g de proteína da soja derruba as taxas de colesterol e reduz os riscos de sofrer distúrbios cardiovasculares. Além de aliviar os sintomas da menopausa



Texto Karina Fusco e Cristina Nabuco / Foto: Shutterstock 

Soja

(Foto: Shutterstock)

Os fitoesteróis da soja, as substâncias que atuam ativamente na diminuição dos níveis de colesterol que ingerimos, também aliviam as ondas de calor que atormentam as mulheres nos anos ao redor da última menstruação. Cientistas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) puderam observar que um composto alimentar produzido à base de soja foi tão eficaz quanto a terapia hormonal de baixa dosagem na redução dos sintomas leves e moderados da falta de estrogênio.

A principal vantagem dessa abordagem mais natural é que ela não aumenta o risco de incidência de câncer de mama, como acontece com o tratamento convencional. Aliás, o alto consumo de soja nos países asiáticos é considerado um dos responsáveis pela baixa incidência desse tipo de tumor entre as mulheres orientais.

MODO DE USAR: consuma pelo menos duas colheres (sopa) diárias de farinha de soja ou da proteína texturizada. A farinha pode ser misturada ao leite, iogurte, sucos, vitaminas e frutas picadas. A proteína (carne de soja) substitui a carne moída nas preparações.

Revista VivaSaúde/ Edição Especial Coração



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