assine

Newsletter

Receba as novidades, cadastre-se

Uva para controlar os batimentos cardíacos

Publicado em 10 de Jun de 2013 por Leticia Maciel | Comente!

Conheça os benefícios da uva, fruta que combate doenças cardiovasculares e desintoxica o organismo



Texto: VivaSaúde Especial Colesterol/ Foto: Danilo Tanaka/ Adaptação: Letícia Maciel

A fruta, o vinho e o suco de uva são excelentes aliados do coração e ajudam a desintoxicar o
organismo
Foto: Danilo Tanaka

O parente mais nobre da uva, o vinho, explica o chamado “paradoxo francês”. Apesar de sua culinária privilegiar a manteiga e outros alimentos ricos em gorduras saturadas, a França apresenta menor incidência de doenças cardiovasculares se comparada a outros países industrializados. O responsável seria o consumo regular de vinho, conforme estudo patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Tanto o vinho tinto quanto o suco de uva fornecem antioxidantes potentes, como o resveratrol, originário da casca de uvas vermelhas e roxas, e os polifenóis, que protegem as células contra agressões. O tipo de polifenol localizado ali (as antocianinas) é facilmente absorvido pelo organismo e tem efeito explosivo sobre as taxas do mau colesterol. Outro bom motivo para aderir a este alimento: ao estudar o suco concentrado de uva na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, a engenheira de alimentos Andréa Gollucke detectou a presença de piceatanol glicosídeo, substância capaz de prevenir o câncer.

Como consumir

Consuma um cacho pequeno ou tome um copo de suco de uva integral (feito sem desprezar as cascas) por dia. Quem não tem triglicérides alto, diabetes ou qualquer contraindicação pode desfrutar uma taça de vinho por dia.

Para desintoxicar

Os antioxidantes são a parte mais festejada da uva. Mas suas vantagens não param aí. A fruta é campeã em potássio, que ativa os rins e regula as batidas do coração. Por isso tem presença obrigatória nas dietas desintoxicantes. Oferece porções de cálcio e fósforo, que fortalecem os ossos e os dentes. Seus compostos ainda estimulam a atividade intestinal e dilatam as artérias. Cientistas da Universidade da Flórida, nos EUA, constataram que o suco colabora no controle da pressão arterial.

 

Revista VivaSaúde Especial Colesterol



COMENTE!