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3 informações sobre os benefícios da linhaça

Publicado em 27 de Aug de 2016 por Kelly Miyazato | Comente!

Além da ação antioxidante, a linhaça garante o auxílio da redução das taxas de colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, a diminuição dos riscos de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares. Fique por dentro e saiba mais sobre os benefícios da linhaça!



 

Confira 3 informações sobre os benefícios da linhaça

1. Você sabia que a linhaça é um alimento de origem vegetal que protege a saúde do coração, principalmente devido à presença do ômega-3 e de ligninas (uma fibra igual à que encontramos na aveia e emoutros cereais)? A função do ômega-3 é de ser um mediador das reações inflamatórias e evitar que as células enferrujem (ação antioxidante), o que garante que as taxas de colesterol ruim (LDL) sejam reduzidas e, consequentemente, diminuam os riscos de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares. Por fim, a semente também tem uma ação hipolipidêmica, ou seja, seu consumo regular é capaz de reduzir a gordura no sangue.

2. Todo alimento tem sua quantidade calórica específica e é bom lembrar que tudo na alimentação deve ser consumido com equilíbrio e, se possível, com a orientação de um nutricionista. Ainda não se tem comprovada a quantidade específica sobre o consumo da semente de linhaça, principalmente quando associada com sementes oleaginosas, o que acontece na composição da ração humana. Entretanto, numa dieta equilibrada, recomenda-se o consumo de duas colheres das de sopa (15 g) de linhaça por dia, o que equivale a 43 calorias.

3. Segundo a pesquisadora canadense Lilian Thompson, as ligninas (fibras) encontradas na linhaça são metabolizadas pelas bactérias intestinais formando substâncias químicas semelhantes aos estrógenos. O estrógeno é um hormônio encontrado no corpo da mulher, responsável pela proliferação e crescimento de células que formam as características sexuais. Assim, ele funciona como um protetor para as células mamárias, podendo prevenir o câncer de mama.

 

*Por Marcela Carlini / Fonte Rosângela Cordeiro, nutricionista e gerente de Nutrição do Hospital Adventista Silvestre, Rio de Janeiro / Foto Shutterstock / Adaptação Kelly Miyazzato.


Revista VivaSaúde/ Edição 88

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