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4 dicas para montar uma salada ideal

Publicado em 21 de Feb de 2018 por Isis Fonseca | Comente!

A nutricionista Gabriela Parise (SP) lista a seguir quais cuidados se deve ter na hora de preparar uma salada, confira!



Salada

1- Para ter certeza de que está fazendo uma refeição completa através da salada, sempre tenha no prato uma fonte de proteína – vegetal ou animal (feijões, grão-de-bico, lentilha, carne, peixe, frango, ovo) – grãos ou carboidratos (arroz 7 grãos, integral, silvestre, quinoa, batatas, mandioca) e uma gordura boa (azeite, abacate, castanhas).

2- Tente sempre optar por temperos mais naturais como sal, ervas frescas (tomilho, sálvia, orégano, coentro), limão e azeite (cuidado com o excesso desse óleo, apesar de ser considerado uma gordura “do bem”, pode acrescentar mais calorias à refeição).

3- Tempere sua salada sempre perto da hora de consumi-la, assim, você preservará o frescor e o toque crocante dos alimentos.

4- Evite os acompanhamentos calóricos, como por exemplo os molhos à base de maionese e derivados, creme de leite e os queijos gordos como muçarela, cheddar e queijo prato, preferindo versões mais saudáveis como molhos com iogurte, mostarda e laranja.

 

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Confira também:

Comida funcional: Veja os truques para variar os temperos

→ Salada de fettucine com castanhas de caju para um almoço saudável

 

*Por Murilo Toretta | Foto Shutterstock | Adaptação Isis Fonseca

 

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