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5 dicas alimentares para diabéticos

Publicado em 20 de Nov de 2014 por Clara Ribeiro | Comente!

Apesar da necessidade de cortar o açúcar da dieta, há opções saudáveis e ainda assim deliciosas para quem é diabético. Confira dicas



Texto: Natasha Franco / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro

Priorize alimentos ricos em fibras como as frutas e vegetais

Foto: Shutterstock

A alimentação pode ser a melhor amiga ou maior inimiga de quem tem esta doença. Veja as dicas para fazer da cozinha a sua aliada:

1. Prefira frutas inteiras aos sucos: um copo de suco requer muitas frutas para ser feito e não contém fibras. Estes nutrientes são capazes de ajudar a tornar a absorção da glicose mais lenta.

2. Faça refeições pequenas e de três em três horas: “Quando o diabético fica muitas horas seguidas sem se alimentar, ele corre mais risco de ter hipoglicemia”, ensina a nutricionista Nicole Trevisan (SP).

3. Não exagere nas gorduras de origem animal: apesar de ser uma orientação geral, os diabéticos são mais suscetíveis a doenças cardiovasculares e devem evitar gorduras saturada e trans.

4. Priorize o leite desnatado: ele tem menos gorduras em sua composição. Dê preferência aos fortificados com vitaminas A e D, que são perdidas nesse processo.

5. Consuma alimentos ricos em fibras: “Esses nutrientes ajudam a controlar a glicemia, reduzindo o índice glicêmico dos alimentos, e estão presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais”, conta Nicole.

Revista VivaSaúde - Edição 139



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