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Alimentação adequada para idoso evitar queda

Publicado em 18 de May de 2015 por Marília Alencar | Comente!

Previna com alimentação! Uma alimentação à base de verduras, frutas, legumes, carnes magras, leite e derivados e grãos melhora muito a saúde geral do idoso e o ajuda na prevenção de quedas



Texto Regina Dell'Aringa / Foto: Shutterstock 

Idoso
(Foto: Shutterstock)

Uma alimentação à base de verduras, frutas, legumes, carnes magras, leite e derivados e grãos melhora muito a saúde geral do idoso e o ajuda na prevenção de quedas. Os embutidos, frituras e gorduras em geral devem ser evitados, enquanto a atenção especial deve ser dada a alguns nutrientes:

  •  a necessidade de proteína aumenta para 1 g a 1,25 g por quilograma de peso;
  •  a suplementação de cálcio e vitamina D reduz o risco de fraturas e aumenta a densidade óssea;
  •  a baixa ingestão de alimentos ricos em vitaminas C e B2 pode resultar em memória fraca;
  • mudanças metabólicas podem afetar o status das vitaminas B12, B6 e ácido fólico, e uma suplementação adequada previne o declínio cognitivo associado com a idade;
  •  o sistema imunológico é reforçado com a adequada ingestão de proteínas, vitamina E e Zinco;
  •  o risco de desidratação aumenta com a idade, então é preciso estimular a ingestão de líquidos.

Revista VivaSaúde / Edição 63



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